Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os oito clubes com mais títulos do Campeonato Nacional Andebol 1

Andebol II

Hoje é dia de olharmos novamente ao desporto português mas, desta feita, vamos falar sobre um desporto de que nunca aqui falamos antes, o andebol. Com o nome de Campeonato Nacional Andebol 1, foram oito as equipas que até hoje conquistaram o título de campeões nacionais e são eles que aqui te vamos apresentar hoje.

8 – Sport Comércio e Salgueiros

A nossa lista de hoje começa com o Sport Comércio e Salgueiros, uma equipa que apenas conquistou o título de campeão nacional por uma vez e que o fez logo na segunda edição do campeonato nacional no ano de 1953.

7 – Madeira Andebol SAD

Uma outra equipa com apenas um título é o Madeira Andebol SAD, tendo-o conquistado no ano de 2005, numa fase conturbada do andebol português. Conturbada porquê? Porque a Liga Portuguesa de Andebol e a Federação de Andebol de Portugal entraram em conflito e aquela que sempre tinha sido a primeira divisão do andebol português deixou de ser reconhecida pela Federação que decidiu renomear a segunda divisão nacional como Divisão de Elite, deixando os principais clubes nacionais de fora da mesma. Durante o período de confronto entre as entidades, foram então coroados dois campeões nacionais por ano, com as disputas sobre quem foram os campeões nacionais por direito dos referidos anos a se manterem até aos dias de hoje.

6 – Clube Desportivo São Bernardo

Como referimos no ponto anterior, a criação da Divisão de Elite levou a que os principais clubes nacionais ficassem de fora do campeonato reconhecido pela Federação de Andebol de Portugal e um dos principais beneficiários desta decisão foi o Clube Desportivo São Bernardo que conquistou então dois títulos em 2003 e 2004.

5 – Clube de Futebol Os Belenenses

Com cinco vitórias no campeonato nacional de andebol alcançadas entre 1974 e 1994, é o Clube de Futebol Os Belenenses quem se segue nesta lista. Esta é mesmo a equipa múltiplas vezes campeã nacional que não vence o título há mais anos.

4 – Sport Lisboa e Benfica

Apesar do nome do Sport Lisboa e Benfica estar associado a títulos de campeão nacional em todos os desportos, a verdade é que no que ao andebol diz respeito este clube não venceu vezes suficientes para estar no pódio dos maiores vencedores do campeonato. Entre 1962 e 2008, o Sport Lisboa e Benfica venceu o título por um total de sete vezes.

3 – Académico Basket Clube

O Académico Basket Clube, também conhecido como ABC Braga é quem abre o nosso pódio de hoje com um total de treze títulos conquistados ao longo da sua história. Tendo sido campeão nacional pela primeira vez em 1987, este clube conquistou o título pela última vez em 2016.

2 – Futebol Clube do Porto

Muito perto do primeiro lugar temos então o Futebol Clube do Porto e os seus vinte títulos de campeão nacional de andebol. Tendo conquistado o seu primeiro título em 1954 e o último em 2015, este clube seria mesmo o grande líder desta lista, não fossem pelos dois títulos que o clube seguinte conquistou enquanto na Divisão de Elite.

1 – Sporting Clube de Portugal

Por fim, a equipa na primeira posição desta lista de hoje é mesmo o Sporting Clube de Portugal com um total de vinte e um títulos de campeão nacional de andebol, entre os quais se contabilizam dois títulos da Divisão de Elite. O Sporting Clube de Portugal foi mesmo o primeiro campeão no ano de 1952 e é o actual campeão, tendo vencido a edição de 2018 do Andebol 1.

Cinema Cultura de Algibeira

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: