Saltar para o conteúdo
Anúncios

A playlist de Amália Rodrigues

A playlist de Amália Rodrigues Cultura de Algibeira

A 6 de Outubro de 1999 faleceu a pessoa que é considerada por muitos como a maior e melhor voz da história de Portugal, Amália Rodrigues. Com uma vida recheada de sucessos com o seu fado e actualmente sepultada no Panteão Nacional, Amália Rodrigues tinha ainda outros cantores que admirava, sendo desses que aqui vamos falar hoje.

1 – Celeste Rodrigues – O meu Xaile

Abrimos a playlist de hoje com a irmã mais nova de Amália Rodrigues, Celeste Rodrigues. Ambas entraram no mundo do fado enquanto crianças e, crescendo lado a lado a desenvolver carreiras musicais, é impossível acreditar que Celeste não seria das artistas favoritas de Amália.

2 – Carlos Gardel – Volver

Em criança, Amália Rodrigues cantava para os seus familiares e vizinhos que desde cedo gostavam de ouvir a sua voz. Um dos artistas que Amália mais vezes cantava era mesmo Carlos Gardel e, por isso mesmo, um dos seus tangos tinham que estar presente nesta lista de hoje.

3 – Fado Alcântara

Sem qualquer artista associado ao mesmo, decidimos colocar o fado Negro Ciúme, também conhecido como Fado Alcântara entre as músicas favoritas da artista, uma vez que Amália Rodrigues era deste bairro lisboeta e cantou este mesmo fado enquanto solista nas Marchas dos Santos Populares no ano de 1935.

4 – Edith Piaf – La Vie en Rose

Amália Rodrigues teve também a oportunidade de colaborar com Edith Piaf no cinema e assim conhecer de perto a artista que canta a mítica música La Vie en Rose. Se isso é motivo o suficiente para entrar nesta playlist? Não, mas o facto de Amália Rodrigues ter cantado a sua própria versão desta música sim, pelo que apenas no falta mais uma música para fechar esta playlist.

5 – Zeca Afonso – Grândola, Vila Morena

Admitimos que devido à época em que Amália Rodrigues viveu, não foi fácil arranjar cinco músicas para compor a lista de hoje, já que a informação sobre os gostos musicais dos artistas não eram assim tão conhecidas. No entanto, achamos que faz todo o sentido fechar esta playlist com a música Grândola, Vila Morena, já que foi ao som deste hino do 25 de Abril que Amália recuperou a sua popularidade junto do público português depois de ter sido vítima de falsa publicidade que a associava ao regime de António Oliveira Salazar.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: