Saltar para o conteúdo
Anúncios

Quantos continentes tem o planeta Terra?

Continentes II

Estamos de volta a artigos de geografia desta feita para responder à questão que divide várias pessoas: quantos continentes tem afinal o planeta Terra? Seis? Sete? Será que até são menos que isso? Não existe uma resposta correcta e vai sempre depender do modelo que está a ser considerado, sendo exactamente sobre esses modelos que aqui vamos falar hoje.

1 – Quatro Continentes

Existe um primeiro modelo de continentes que defende que a Terra é constituída por apenas quatro continentes, não sendo este um modelo actualmente ensinado em qualquer escola do mundo, tanto quanto se sabe. De acordo com o modelo dos quatro continentes, a Terra é então constituída pela América, pela Antártida, pela Austrália e pela Afro-Eurásia, um mega continente que reúne o território europeu, asiático e africano.

2 – Cinco Continentes

Seguimos agora para o modelo dos cinco continentes, um modelo que é utilizado sobretudo por organizações mundiais como as Nações Unidas ou mesmo pelo Comité Olímpico no desenho da mítica bandeira dos Jogos Olímpicos. De acordo com este modelo, a Antártida não deve ser contabilizada por ser um continente inabitado, fazendo com que o planeta seja então constituído pela Oceânia, pela América, pela Europa, pela Ásia e por África.

3 – Cinco Continentes com Antártida

No entanto, existe um outro modelo de cinco continentes que defende que a Antártida tem de ser tida em conta. Para os defensores deste modelo, o nosso planeta divide-se então entre cinco diferentes continentes, sendo eles África, a Eurásia, a América, a Antártida e ainda a Austrália.

3 – Seis Continentes

Os modelos de seis continentes são aqueles que acabam por ser mais comuns na Europa, sendo que este primeiro que vamos falar é mesmo o modelo que é ensinado nas escolas portuguesas e noutros países de origem latina, quer na Europa, quer na América. De acordo com este modelo, o planeta Terra é composto por seis diferentes continentes, em que a América é um só continente e é acompanhada por África, pela Ásia, pela Europa, pela Antártida e pela Oceânia.

4 – Seis Continentes com Eurásia

Mas tal como no caso dos cinco continentes, também existem defensores do modelo dos seis continentes com algumas alterações. Sobretudo na Europa de Leste e Japão ensina-se que a Terra é constituída por seis continentes mas, em vez de ser o continente americano considerado como um só, é mesmo a Eurásia que tem essa definição. Assim sendo, nestes países, ensina-se que o planeta Terra é composto por África, pela Eurásia, pela América do Norte, pela América do Sul, pela Antártida e pela Oceânia.

5 – Sete Continentes

Por fim, o último modelo de que aqui vamos falar hoje é o modelo dos sete continentes. Sendo ensinado por países como a China, a Alemanha, o Reino Unido, a Austrália e outros nomes de relevo na geografia mundial, este modelo defende que a Terra é então composta por sete diferentes continentes, sendo eles África, Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul, Antártida e Oceânia. Sendo o modelo mais extenso em termos de apresentação dos continentes, este tem vindo a ganhar uma popularidade cada vez maior e, com a ajuda da internet, tem também ganho o estatuto de divisão oficial dos continentes do nosso planeta.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: