Saltar para o conteúdo
Anúncios

As dez maiores ilhas do mundo

As dez maiores ilhas do mundo - Cultura de Algibeira

Muitas vezes falamos de países insulares aqui no Cultura de Algibeira, mas a verdade é que nunca paramos para descobrir quais são mesmo as maiores ilhas do mundo. Tendo em conta que todos os continentes acabam por ser grandes ilhas, decidimos ignorá-los neste artigo de hoje e, por esse motivo tivemos que deixar a Austrália de fora deste ranking. Ainda assim, temos aqui dez enormes ilhas para tu descobrires.

10 – Ilha Ellesmere

O nome desta ilha não te é estranho? Então é porque leste o nosso artigo sobre os países mais a norte do planeta, já que é nesta ilha que se encontra o Cape Columbia, o ponto mais a norte do Canadá. No que interessa para este artigo de hoje, esta ilha é a terceira maior do Canadá, tendo um total de 196 mil quilómetros quadrados.

9 – Grã Bretanha

A próxima ilha que se segue na nossa lista é tão grande que é casa de três das quatro nações constituintes do Reino Unido. Falamos da Grã Bretanha, uma ilha com 209 mil quilómetros quadrados onde podemos encontrar Inglaterra, Escócia e País de Gales.

8 – Ilha Victoria

Estamos de volta ao Canadá para falar da Ilha Victoria, a segunda maior ilha deste país. O território desta ilha ascende aos 217 mil quilómetros quadrados, o que a permite estar entre as maiores do mundo.

7 – Honshu

Do Canadá voamos para o Japão, onde encontramos a ilha Honshu. Nunca ouviste falar deste nome? Pois bem, a ilha de Honshu é mesmo a principal e maior ilha do arquipélago que forma o Japão, com um total de 225 mil quilómetros quadrados, sendo também o local onde se situa a cidade de Tóquio.

6 – Sumatra

Ainda no continente asiático temos a ilha da Sumatra com os seus 443 mil quilómetros quadrados a dar entrada nesta lista. A ilha de Sumatra é a terceira maior da Indonésia, um país formado por mais de 13 mil ilhas.

5 – Ilha de Baffin

Por fim, a última e maior ilha do Canadá que aqui vamos falar hoje é mesmo a enorme Ilha de Baffin, um local que tem uma área total superior a 507 mil quilómetros quadrados.

4 – Madagáscar

Não, não estamos a falar dos filmes! Estamos a falar mesmo da ilha de Madagáscar que se situa no continente africano e que conta com uma enorme área de 587 mil quilómetros quadrados, um valor ainda distante das três ilhas do pódio de hoje.

3 – Bornéu

A ilha de Bornéu é tão grande que consegue conter territórios de três países diferentes! Ao longo dos seus 748 mil quilómetros quadrados, podes deslocar-te entre a Indonésia, a Malásia e ainda o Brunei.

2 – Nova Guiné

A maior ilha do continente asiático é mesmo a Nova Guiné, uma ilha descoberta pelo navegador português Jorge de Menezes. Com 785 mil quilómetros quadrados, esta ilha divide-se a meio entre dois países, sendo eles a Indonésia e a Papua-Nova Guiné.

1 – Gronelândia

Sem surpresa, a maior ilha do mundo é mesmo a Gronelândia e por larga margem. Esta nação constituinte do Reino da Dinamarca tem uma área de 2,13 milhões de quilómetros quadrados, não dando qualquer hipótese às restantes ilhas do mundo. Por curiosidade, caso tivéssemos considerado a Austrália como ilha neste artigo, essa seria a ilha líder, já que tem um total de 7,59 milhões de quilómetros quadrados.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: