Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os nove países sem cobras

Os nove países sem cobras Cultura de Algibeira

Estamos de volta para mais uma semana de artigos no Cultura de Algibeira e hoje vamos falar do reino animal. Certamente que tu já viste vários documentários sobre cobras e sobre as mesmas estarem espalhadas pelos quatro cantos do planeta. Mas a verdade é que existem nove países que não têm qualquer espécie nativa de cobras terrestres. Consegues adivinhar quais?

1 – Cabo Verde

Começamos então num país que é bem próximo de Portugal em termos históricos, Cabo Verde. Este arquipélago africano é formado por um total de 10 ilhas que, ao longo dos seus mais de 4 mil quilómetros quadrados, não abrigam qualquer cobra.

2 – Islândia

Seguimos agora para a Islândia, mais uma ilha a fazer parte desta lista de países sem qualquer espécie de cobra nativa. Aliás, como tu deves estar já a prever, a grande maioria dos países desta lista vão ser mesmo países insulares.

3 – Irlanda

Ainda em continente europeu, temos a Irlanda a fazer parte desta lista de países livres de cobras. E assim deverá continuar por muitos séculos, já que a forma mais rápida das cobras chegarem a este país seria a nadar desde o Reino Unido.

4 – Kiribati

Existem muitos artigos nossos que são dominados pelos países insulares do Oceano Pacífico e este é mais um deles! A abrir as hostes de hoje temos então o Kiribati e os seus 811 quilómetros quadrados livres de cobras.

5 – Ilhas Marshall

Na mesma região do globo que o Kiribati temos então as Ilhas Marshall a juntar-se a esta lista. Com um total de 62 mil habitantes, nenhum destes começa o seu dia com o pensamento de sair à rua e se cruzar com uma cobra.

6 – Nauru

Continuando nas Ilhas do Pacífico, é altura de falarmos de Nauru. Tendo apenas 21 quilómetros quadrados, este é o país insular mais pequeno do mundo e as cobras não conseguiram encontrar espaço para si nesta ilha.

7 – Nova Zelândia

Pode ser uma surpresa para ti ver a Nova Zelândia nesta lista, mas é mesmo verdade! Com a Austrália a ser casa de milhares de espécies de animais venenosos, seria de esperar que estes também tivessem descoberto o caminho até à Nova Zelândia, o que não aconteceu, dando então origem a pássaros que não voam como os kiwi pela falta de predadores terrestres.

8 – Tuvalu

Nós dissemos que as ilhas do Oceano Pacífico iam dominar esta lista, mas prometemos que Tuvalu é mesmo o último país desta região do globo que vamos falar hoje neste lista de ausência de cobras nativas por país.

9 – Vaticano

Por fim, fechamos esta nossa lista no Vaticano. Apesar de facilmente uma cobra poder deslocar-se da cidade de Roma para o Vaticano, a verdade é que este não tem qualquer espécie nativa de cobra, tendo até o Papa Inocêncio IV declarado que não existem cobras no Vaticano no ano de 1756. Será que o disse com um duplo significado, pensando na história de Adão e Eva?

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: