Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os oito países mais a norte do mundo

Norte II

Se te lembras das tuas aulas de geografia, certamente que te recordas da Terra ter o pólo Norte e o pólo Sul como os seus extremos. Hoje olhamos então ao hemisfério da Terra e fomos à procura dos países com os pontos mais a Norte do planeta. Pronto para ser surpreendido?

8 – Islândia

Começamos esta lista já bem a Norte, na Islândia! Neste caso em específico, falamos de um pequeno ilhéu islandês, Kolbeinsey. Também conhecido como Rochedo das Gaivotas, este ponto situa-se a 67°08′ N.

7 – Suécia

Seguimos mais para cima no mapa para chegar a um ponto que se situa a 69°04’N. Este ponto corresponde exactamente ao ponto em que a Suécia, a Noruega e a Finlândia se encontram, um ponto marcado por um monumento conhecido como Treriksröset. Este ponto acaba por também ser o ponto mais a Norte da Suécia, país que fica então nesta sétima posição.

6 – Finlândia

Já a 70°05’N, encontramos uma pequena vila de 200 habitantes que dá pelo nome de Nuorgam. Esta vila situa-se na Finlândia e é, então, o ponto mais a Norte deste país europeu, ficando a apenas três quilómetros do ponto mais a Norte da União Europeia se ignorarmos territórios insulares.

5 – Estados Unidos da América

Seguem-se agora os Estados Unidos da América, um país que te pode surpreender ao estar nesta lista se, por acaso, te tiveres esquecido de contar com o Alaska. Neste estado, a 71°23’N, vais encontrar o Point Barrow, um cabo sobre o Oceano Ártico e que limita dois dos seus mares marginais, o Mar de Chukchi e o Mar de Beaufort.

4 – Noruega

Estamos de volta à Europa para falar da Noruega, país que fica então às portas do nosso pódio de hoje. Tendo a ilha de Rossøya localizada a 80°49’N, foi por muito pouco que este país não ficava no lugar acima.

3 – Rússia

A abrir o pódio do nosso artigo de hoje temos então a Rússia e um ponto localizado a 81°51’N. Chamado de Cabo Fligely, este localiza-se a apenas 911 quilómetros de distância do Pólo Norte e está situado na Ilha Rudolfo.

2 – Canadá

Já muito perto do ponto mais a Norte do planeta temos o ponto mais a Norte do Canadá. É o Cape Columbia, localizado já a menos de 800 quilómetros do Pólo Norte, a 83°06’N de latitude. Este cabo situa-se na Ilha Ellesmere.

1 – Gronelândia

Por fim, vamos à Gronelândia! Apesar de não ser oficialmente um país, este é um constituinte autónomo do Reino da Dinamarca e, como tal, decidimos contá-lo como país. Caso não o queiras considerar, lê então este ponto como sendo referente à Dinamarca. Voltanto ao que interessa, nesta região do globo e a 83°40’N, encontramos então a Ilha Kaffeklubben, local inabitado mas que é mesmo o ponto mais a Norte de todo o planeta.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: