Skip to content
Anúncios

Os sete tipos de alimentação

Os sete tipos de alimentação - Cultura de Algibeira

Ainda te lembras de abordar os tipos de alimentação dos animais na escola? Então este artigo vai abordar esse mesmo tema, para recordar aqueles que são mais esquecidos ou que, por ventura, não tenham tido oportunidade de os aprender nas suas aulas de estudo do meio. Não percamos mais tempo, vamos lá a isto!

1 – Carnívoro

Começando pelos animais carnívoros, estes caracterizam-se por se alimentar sobretudo de carne de outros animais, quer vivos, quer mortos. São exemplos deste género de animais a grande maioria dos predadores como os leões ou os tigres, bem como os nossos amigos domésticos como os cães ou os gatos.

2 – Herbívoro

Falamos de animais herbívoros quando nos referimos a animais que têm a sua alimentação baseada no consumo de materiais de origem vegetal, como são exemplos as folhas de árvores ou relva. Exemplos de animais herbívoros são os cavalos ou as vacas.

3 – Omnívoro

Um animal omnívoro é um animal capaz de metabolizar diferentes classes de alimentos, não tendo assim que ver a sua dieta limitada apenas a carne ou a folhas, como no caso dos animais carnívoros ou herbívoros, respectivamente. O ser humano é o principal exemplo de um animal omnívoro, sendo que os porcos também fazem parte deste grupo.

4 – Detritívoro

Seguimos para os animais detritívoros, isto é, animais que se alimentam dos restos orgânicos de animais ou plantas já mortos. Os exemplos mais comuns de animais que se aproveitam dos restos alimentares dos outros são os abutres, as hienas e mesmo as moscas.

5 – Insectívoro

Alguns animais têm ainda um gosto mais refinado e limitam a sua alimentação apenas ao consumo de insectos. A este grupo de animais dá-se o nome de insectívoros e fazem parte deles os sapos, os camaleões e as aranhas.

6 – Granívoro

Continuamos este nosso artigo de hoje agora focados nos animais granívoros, isto é, os animais que se alimentam principalmente de sementes de plantas ou de grãos. Dois dos principais exemplos deste género de animais são as galinhas e os pombos.

7 – Frugívoro

Por fim, resta-nos falar dos animais frugívoros, animais que se alimentam sobretudo de frutos sempre que procuram fazer uma refeição. Apesar de ser um tipo de alimentação mais raro que os anteriores, os pássaros da espécie guácharo são um dos vários exemplos de animais frugívoros que existem no nosso planeta.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: