Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dez países com maior Zona Económica Exclusiva

ZEE 10 países maior Zona Económica Exclusiva Cultura de Algibeira

Voltemos às nossas aulas de geografia para falar da Zona Económica Exclusiva dos países ao redor do globo, isto é, o espaço marítimo que os países costeiros têm direito a declarar como seu território e aí terem total controlo sobre a utilização dos seus recursos e gestão ambiental.

10 – China

Começamos a lista de hoje na Ásia, mais concretamente num dos maiores países da região, a China. Este país conta com uma Zona Económica Exclusiva que se estende por 3,879 milhões de quilómetros quadrados, o que a permite ficar no décimo lugar, pelo menos temporariamente. Porquê? Porque Portugal tem em cima da mesa um pedido de aumento da sua área marítima, estendendo-a para sul das Ilhas Selvagens o que, a ser aceite, irá colocar Portugal nesta décima posição.

9 – Nova Zelândia

Seguimos para a Oceânia e para uma ilha que, ao ter grandes dimensões e estar totalmente rodeada de água, é naturalmente um dos locais com maior Zona Económica Exclusiva do mundo. Estamos a falar da Nova Zelândia e dos seus 4,083 milhões de quilómetros quadrados de Zona Económica Exclusiva.

8 – Japão

Continuamos a nossa lista com um outro país que se estende por várias ilhas, o Japão! Situado no continente asiático, o país nipónico conta com uma área marítima de aproximadamente 4,479 milhões de quilómetros quadrados.

7 – Canadá

Também não é de admirar ver países de grandes dimensões nesta lista, tal como é o caso do Canadá na sétima posição desta nossa lista. A Zona Económica Exclusiva deste país ocupa um total de 5,599 milhões de quilómetros quadrados.

6 – Indonésia

Ilhas, ilhas e mais ilhas! 17508 ilhas para sermos mais precisos, o maior arquipélago do mundo. Como consequência desta extensão terrestre, este país conta com 6,159 milhões de quilómetros quadrados de Zona Económica Exclusiva.

5 – Reino Unido

Entramos na segunda metade da nossa lista de hoje com mais um país que acaba por ser um arquipélago. Falamos do Reino Unido que, sendo totalmente costeiro e tendo enormes dimensões, acumula um total de 6,805 milhões de quilómetros quadrados de Zona Económica Exclusiva.

4 – Rússia

Às portas do pódio de hoje ficou a Rússia, um dos maiores países do mundo mas que acaba por ter apenas os seus limites a norte e a este em contacto com oceanos, o que limita a sua Zona Económica Exclusiva. Ainda assim, estamos a falar de 7,566 milhões de quilómetros quadrados de costa marítima russa.

3 – Austrália

A última ilha desta lista não podia deixar de ser a Austrália, rodeada de água a toda a volta e acabando por concentrar um total de 8,505 milhões de quilómetros quadrados de Zona Económica Exclusiva, um valor ainda longe dos próximos países.

2 – Estados Unidos da América

Perto da primeira posição ficaram os Estados Unidos da América, um país que conta com uma Zona Económica Exclusiva de 11,351 milhões de quilómetros quadrados. A existência de regiões insulares como o Hawaii ajudam este país a conquistar esta posição na lista.

1 – França

Por fim, o país com maior Zona Económica Exclusiva de todo o mundo é europeu! Falamos de França, que vê a sua área marítima estender-se por mais de 11,691 milhões de quilómetros quadrados, dos quais apenas 335 quilómetros estão associados ao território continental europeu, estando o resto desta costa marítima espalhada um pouco por todo o mundo graças a diferentes ilhas de origem francesa.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: