Os sete estilos arquitectónicos das notas de Euro

Os sete estilos arquitectónicos notas Euro Cultura de Algibeira

As notas de Euro fazem parte do nosso quotidiano já há muitos anos e as pontes e arcos nelas existentes de certeza que nunca te passaram despercebidas. Mas será que sabes o que é que essas imagens pretendem representar? São os estilos arquitectónicos que existiram ao longo da história europeia e é sobre eles que vamos então aqui falar hoje.

1 – 5 euros

Comecemos então com as notas de menor valor, as notas de 5 euros, representantes da arquitectura clássica. Este estilo arquitectónico destaca-se por derivar dos princípios gregos e romanos de arquitectura, especialmente inspirado no trabalho de Marcus Vitruvius. Esta nota foi renovada no ano de 2013, tendo por base o novo modelo de notas europeias, a colecção Europa Series.

2 – 10 euros

Seguimos para as notas de 10 euros, escolhidas para representar a arquitectura românica, presente um pouco por toda a Europa. Este estilo arquitectónico foi predominante durante a época medieval e caracteriza-se pelos seus arcos semi-circulares. Esta nota acabou por ser renovada em 2014 na sequência do lançamento da Europa Series.

3 – 20 euros

As notas de 20 euros seguem-se na nossa lista e são representantes do estilo gótico que floresceu na Europa durante a Idade Média. Este estilo teve origem em França no século XII, durante até ao século XVI. Em 2015, foi a vez da nota de 20 euros ser renovada em virtude da Europa Series.

4 – 50 euros

Seguimos para a época da arquitectura renascentista, um estilo que está presente em todas as notas de 50 euros em circulação. Este estilo arquitectónico é conhecido por ter feito renascer e desenvolver elementos da arquitectura romana e grega, dando-lhes uma nova vida. Esta nota foi a última a ser renovada até este momento na Europa Series, com a sua nova versão a ter sido posta em circulação durante o ano de 2017.

5 – 100 euros

O estilo barroco e rococó são quem se segue na nossa lista, ambos presentes nas notas de 100 euros. O primeiro destes dois estilos destaca-se pelo alto detalhe em ornamentos e pelo seu estilo extravagante, sendo que o rococó é considerado como uma evolução do barroco que eleva os seus ornamentos e teatralidade a um outro nível. Esta nota será a próxima a ser renovada através da Europa Series.

6 – 200 euros

Seguimos para as notas de 200 euros, notas essas que são representantes da época do metal e do vidro. Este estilo arquitectónico é muito mais recente na história europeia, tendo a sua presença marcada entre os séculos XIX e XX, dando origem a edifícios nunca antes imaginados. Esta nota será a última a ser renovada na Europa Series.

7 – 500 euros

Por fim, as notas de 500 euros são representantes da arquitectura moderna do século XX, ou seja, os vários estilos que surgiram após a Segunda Guerra Mundial e que se foca na utilização de novas tecnologias na construção arquitectónica. Esta nota não irá ser renovada na Europa Series, o que faz aumentar os rumores da sua retirada de circulação, já que não são impressas notas de 500 euros desde o ano de 2011.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s