Skip to content
Anúncios

Os oito acidentes nucleares mais mortíferos da história

8 acidentes nucleares mais mortíferos história Cultura Algibeira

Existem muitas fontes de energia neste planeta, embora umas sejam preferíveis face a outras. No caso de hoje vamos mesmo falar de uma fonte de energia muito perigosa quando fora de controlo, a energia nuclear, responsável já por vários desastres mortíferos. E é sobre isso que vamos falar hoje!

8 – Chusclan, França

Começamos a nossa triste lista de hoje com um acidente nuclear bem recente, acontecido a 12 de Setembro de 2011 na Central Nuclear de Marcoule na região de Chusclan, em França. Um morto e quatro feridos resultaram da explosão de um forno usado para derreter resíduos metálicos.

7 – Ibaraki, Japão

Já a 30 de Setembro de 1999, na região de Ibaraki no Japão, foi a Central Nuclear de Tokaimura que teve um acidente. Devido a um acidente em cadeia, os níveis de radiação ficaram acima dos limites permitidos, o que levou à morte de dois trabalhadores.

6 – Jaslovské Bohunice, Checoslováquia

A 5 de Janeiro de 1976, na região de Jaslovské Bohunice na Checoslováquia – região que actualmente pertence à Eslováquia -, houve um mau funcionamento durante a substituição do combustível de uma central nuclear. A vareta do combustível foi ejectada do reactor devido ao gás refrigerante e esta fuga veio a causar dois mortos.

5 – Idaho Falls, Estados Unidos da América

Foi a 3 de Janeiro de 1961 que se registou uma explosão na Estação Nacional de Testes de Reactores dos Estados Unidos da América. A explosão de um reactor protótipo originou a morte dos três operadores que estavam a trabalhar no mesmo.

4 – Fukui, Japão

Este caso também é bem recente, tendo acontecido no Japão a 9 de Agosto de 2004. Neste caso, a explosão de vapor na Central Nuclear de Mihama acabou por matar 4 trabalhadores e ainda ferir outros 7.

3 – Windscale, Reino Unido

Na região de Windscale, actualmente conhecida por Sellafield, existiu um grande incêndio a 10 de Outubro de 1957. Este incêndio começou no desenvolvimento de uma bomba atómica britânica, acabando por destruir o núcleo da mesma e atirando material radioactivo para o meio ambiente, resultando em 39 mortos.

2 – Oblast de Cheliabinsk, União Soviética

Na segunda posição da nossa lista de hoje temos um acidente nuclear de longa duração. Foram cerca de 1000 as pessoas que morreram devido aos derrames de materiais radioativos por parte das autoridades Soviéticas no Rio Techa entre 1948 e 1990, com o auge a ter acontecido em 1957 com a explosão de um tanque subterrâneo de armazenamento deste género de resíduos. Estima-se que a quantidade de material radioactivo libertado no ambiente a partir de Oblast de Cheliabinsk seja muito superior à do caso que vamos falar na primeira posição, o caso mais mediático de toda a lista.

1 – Pripyat, União Soviética

Actualmente, Pripyat é uma cidade fantasma na Ucrânia e isto deve-se ao que lá aconteceu a 26 de Abril de 1986: o acidente nuclear de Chernobil! Devido a um superaquecimento da fábrica que levou a uma explosão, fogo e colapso, 300 mil pessoas tiveram de ser evacuadas da região e o material radioactivo acabou por se espalhar um pouco por toda a Europa. Deste acidente surgiram 56 mortos no imediato, mas estima-se que as mortes possam ter chegado até a 1 milhão como resultados das doenças por exposição à radioactividade, como o cancro.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: