Skip to content
Anúncios

As dezoito empresas pertencentes ao PSI-20

PSI20 II

Provavelmente já ouviste falar no PSI-20 por diversas vezes nas notícias, mas sabes o que este é? O PSI-20 é o índice de referência do mercado de capitais português, sendo composto pelas maiores empresas cotadas na bolsa de valores de Lisboa, reflectindo a evolução do preço dessas acções. Mas quais são essas empresas? É hora de leres o nosso artigo, que te apresenta quais as empresas neste índice após o fecho da sessão de 8 de Junho de 2018!

1 – Altri SGPS

A primeira empresa de que vamos falar hoje tem sede no Porto e chama-se Altri SGPS. Esta empresa é considerada uma referência mundial na produção de pasta de eucalipto e na gestão florestal, empregando mais de 700 pessoas.

2 – Banco Comercial Português

O Banco Comercial Português, também conhecido como Millennium BCP, é uma outra empresa com fundação e sede no Porto a figurar entre as empresas que estão no PSI-20. Tal como o seu nome indica, estamos a falar de uma empresa do sector bancário.

3 – Corticeira Amorim

Seguimos para uma empresa que está prestes a celebrar os seus 150 anos de existência, a Corticeira Amorim e que é considerada líder mundial no sector da cortiça. Fruto dessa importância a nível mundial, é uma das maiores empresas presentes no PSI-20.

4 – CTT – Correios de Portugal

Se falarmos em CTT – Correios de Portugal, tu certamente sabes do que é que falamos! A principal empresa portuguesa focada no negócio da entrega de correio encontra-se cotada no PSI-20, sendo que esta irá festejar os seus 500 anos de existência já em 2020!

5 – EDP

A EDP, também conhecida como Energias de Portugal é uma empresa portuguesa do sector energético sediada em Lisboa desde a sua fundação em 1976 e que está presente no PSI-20 com mais uma empresa do seu grupo.

6 – EDP Renováveis

Falemos então da EDP Renováveis, que é uma empresa subsidiária do Grupo Energias de Portugal focada inteiramente em energias renováveis. Fundada em 2007 e com sede em Madrid, esta empresa também está presente no PSI-20.

7 – F. Ramada – Investimentos SGPS SA

Mais uma empresa com sede no Porto é a F. Ramada, empresa que divide os seus investimentos em três sectores de negócio: os Aços, os Sistemas de Armazenagem e os Activos Florestais. Tal como todas as outras empresas desta lista, esta empresa está então cotada em bolsa no Euronext Lisboa e no PSI-20.

8 – Galp Energia

Falemos então agora da Galp Energia, um grupo empresarial que actua no sector da energia e que se encontra sediado em Lisboa. A Galp Energia é uma das várias empresas no PSI-20 que contribuem para que mais de 20% das empresas envolvidas neste índice estejam ligadas ao sector energético.

9 – Ibersol, SGPS

Nunca ouviste falar do Grupo Ibersol? Pois ficas já hoje a saber que este está cotado no PSI-20 e que tem como principais marcas o Burger King, o KFC, a Pans & Company, a Pizza Hut, entre outros. Agora já os conheces?

10 – Jerónimo Martins, SGPS

Uma outra empresa histórica do PSI-20 é a Jerónimo Martins, empresa focada na distribuição alimentar e que é dona de marcas que são tuas conhecidas como é o caso do Pingo Doce e do Recheio.

11 – Mota Engil

Seguimos para a Mota Engil, empresa focada nos sectores da construção civil, operações portuárias, obras públicas, logística, resíduos e águas e que, tendo sido fundado no ano de 2000 em Amarante, marca já presença no PSI-20.

12 – NOS, SGPS

Da construção civil passamos para um grupo empresarial focado nas comunicações e entretenimento, a NOS. Esta empresa surgiu da fusão entre a ZON Multimédia e a OPTIMUS Telecomunicações em 2013 e é então outra das empresas presentes no PSI-20.

13 – Pharol

A Pharol é uma sociedade que se especializa na detenção de participações em empresas focadas nas telecomunicações, tendo sido o resultado da divisão do grupo Portugal Telecom em PT Portugal SGPS e PT SGPS. Entre as empresas onde este grupo detém acções encontram-se a Altice e a brasileira Oi.

14 – REN

Estamos de volta ao sector das energias para falar da REN, as Redes Energéticas Nacionais. Fundada em 1994 e com sede em Lisboa, esta empresa é responsável pelo Sistema Eléctrico Nacional e pelo Sistema Nacional de Gás Natural.

15 – Semapa

Seguimos então para a Semapa, uma empresa sediada em Lisboa que actua em três sectores principais: a pasta e papel, o cimento e o ambiente. Entre as marcas subsidiárias deste conglomerado encontra-se a The Navigator Company de que aqui ainda vamos falar hoje.

16 – SONAE

Passemos então para o retalho, onde a SONAE marca presença no PSI-20. Com parcerias nas mais variadas áreas, de centros comerciais a sistemas de informação, esta empresa é considerada como o maior empregador privado em Portugal.

17 – SONAE Capital

Tal como a EDP, a SONAE acaba por marcar presença no PSI-20 através de duas empresas do grupo. No caso da SONAE Capital, esta é uma vertente do grupo que está focada em resorts, hotelaria, fitness, energia e refrigeração.

18 – The Navigator Company

Por fim, falamos da The Navigator Company, empresa subsidiária da Semapa de que já aqui falamos. Anteriormente conhecidos por Portucel, esta empresa está cotada no PSI-20 e é mundialmente conhecida exactamente pelo seu papel Navigator.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: