Saltar para o conteúdo
Anúncios

As doze pessoas que já caminharam na Lua

As doze pessoas que já caminharam na Lua - Cultura de Algibeira

Neste últimos tempos estamos novamente concentrados em artigos sobre o nosso sistema solar e, depois de falarmos das luas de plutão, não há nada como focar a nossa atenção na lua que todas as noites aparece a iluminar o nosso céu. Por isso mesmo, decidimos investigar todas as pessoas que já tiveram a oportunidade de caminhar pela Lua e é isso que hoje trazemos até ti.

1 – Buzz Aldrin

Começamos esta lista de forma alfabética de apelidos mas, curiosamente, as duas primeiras pessoas do artigo de hoje foram mesmo as duas primeiras pessoas a pisar solo lunar. Começando por Buzz Aldrin, este é um astronauta americano nascido em 1930 e, a bordo da missão Apollo 11, pisou a Lua pela primeira vez no dia 21 de Julho de 1969.

2 – Neil Armstrong

Seguimos então para a primeira pessoa em toda a história a caminhar sobre a Lua, Neil Armstrong! Nascido em 1930, tal como o seu colega Buzz Aldrin, partiu na missão Apollo 11 e no dia 21 de Julho de 1969 acabou por dar um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.

3 – Alan Bean

Nascido em 1932 no Texas, Alan LaVern Bean era um piloto de testes e astronauta na NASA, o que levou a que este se tornasse na quarta pessoa a pisar solo lunar, isto quando embarcou para a Lua a bordo da missão Apollo 12, isto em Novembro de 1969.

4 – Eugene Cernan

A quarta pessoa de que falamos hoje é Eugene Cernan, mais um astronauta americano que nasceu em 1934. A bordo da missão Apollo 17, Cernan tornou-se a décima primeira pessoa na história do mundo a pisar a Lua, no já longínquo ano de 1972.

5 – Pete Conrad

O terceiro homem a caminhar sobre a Lua nasceu no ano de 1930 na Pennsylvania e fê-lo enquanto astronauta da missão Apollo 12. Após esse momento em Novembro de 1969, Pete viria a viver mais 30 anos, altura em que faleceu com 69 anos de idade.

6 – Charles Duke

Em 1972 foi lançada a missão Apollo 16, tendo como destino a superfície lunar. Nesta missão participou Charles Duke, nascido em 1935 nos Estados Unidos da América, uma missão que fez dele o décimo homem a pisar a Lua, sendo também a pessoa mais nova de sempre a o fazer.

7 – James Irwin

Já em 1971 foi realizada a missão Apollo 15 que transportava James Irwin, astronauta americano nascido em 1930. Ao pisar o solo lunar nesta quarta missão lunar, James tornou-se na oitava pessoa na história de toda a humanidade a deixar a sua pegada na Lua.

8 – Edgar Mitchell

A sexta pessoa de toda a história a caminhar sobre a Lua foi Edgar Mitchell, mais um astronauta americano nascido no ano de 1930, um ano de nascimento comum a muitos dos astronautas de que hoje estamos a falar. Este foi à Lua em 1971, na missão Apollo 14.

9 – Harrison Schmitt

Harrison Schmitt é a última pessoa ainda viva a ter caminhado em solo lunar, quando o fez enquanto tripulante da missão Apollo 17 em 1972. Harrison tornou-se a décima segunda pessoa na Lua, sendo o único membro ainda vivo dessa missão.

10 – David Scott

Nascido em 1932 no estado do Texas, David Scott foi o comandante da missão Apollo 15, tornado-se a sétima pessoa a andar sobre a Lua. Tendo sido o responsável por guiar a nave até à Lua, David é actualmente a última pessoa viva a ter guiado com sucesso uma missão que aterrou na Lua, após o falecimento dos comandantes das duas seguintes missões.

11 – Alan Shepard

A bordo da missão Apollo 14, Alan Shepard tornou-se a quinta pessoa a caminhar sobre a Lua, fazendo-o enquanto a pessoa mais velha de sempre a caminhar sobre o nosso satélite e também como a pessoa com a data de nascimento mais antiga de sempre a chegar à Lua, dado que nasceu a 18 de Novembro de 1923.

12 – John Young

Por fim, falta-nos falar de John Young, o comandante da missão Apollo 16. Aterrando na Lua em 1972, John tornou-se na nona pessoa a pisar solo lunar, utilizando isso apenas como o início de uma grande carreira espacial, tornando-se na primeira pessoa de toda a história a voar em seis missões espaciais, ao longo de 42 anos ao serviço da NASA.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: