Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os quarenta e cinco países sem costa marítima

quarenta cinco países sem costa marítima - Cultura de Algibeira

Estamos de volta aos artigos sobre geografia, desta vez para explorar todos os países do nosso planeta que não têm qualquer contacto com os oceanos! Apesar de quatro dos países desta lista terem contacto com o mar Cáspio ou com o mar de Aral, estes são lagos sem conexão a qualquer rio ou oceano, o que faz com que estes quatro países sejam na mesma considerados países sem costa marítima.

1 – Afeganistão

Começamos a nossa lista no Afeganistão, um país que faz fronteira a toda a sua volta com o Irão, o Turquemenistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão, a China e o Paquistão.

2 – Andorra

Seguimos para Andorra, um pequeno país europeu situado nos Pirenéus, fazendo então fronteira com Espanha e França.

3 – Arménia

Segue-se a Arménia na nossa lista, um país que faz fronteira com a Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Irão.

4 – Áustria

Ainda pela Europa encontramos a Áustria, um país que faz fronteira com a Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Itália, Suíça e Liechtenstein.

5 – Azerbaijão

Falemos agora do Azerbaijão, um país que faz fronteira com a Rússia, com a Geórgia, com a Arménia e com o Irão.

6 – Botswana

Vamos agora a África, onde o Botswana integra esta lista de hoje, fazendo fronteira com a África do Sul, a Namíbia e o Zimbabwe.

7 – Bolívia

De África vamos até à América do Sul para falar da Bolívia, país que tem as suas fronteiras todas ocupadas pelo Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Peru.

8 – Butão

O Butão é o país que se segue na nossa lista de hoje, sendo limitado pela China e pela Índia.

9 – Burkina Faso

De volta a África, falamos agora do Burkina Faso, um país que tem o Mali, o Níger, o Benim, o Togo, o Gana e a Costa do Marfim como países fronteiriços.

10 – Burundi

Também em África temos o Burundi, país que faz fronteira com o Ruanda, a Tanzânia e a República Democrática do Congo.

11 – Bielorrússia

De volta à Europa, temos a Bielorrússia como mais um país sem costa marítima, fazendo apenas fronteira com a Rússia, a Ucrânia, a Polónia, a Lituânia e a Letónia.

12 – Cazaquistão

Segue-se o Cazaquistão na nossa lista de hoje, país que faz fronteira com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turquemenistão.

13 – Chade

Voltemos a África para falar do Chade, país rodeado pela Líbia, pelo Sudão, pela República Centro-Africana, pelos Camarões, pela Nigéria e pelo Níger.

14 – Eslováquia

Regressamos à Europa para conhecer a Eslováquia, que conta com a República Checa, a Áustria, a Polónia, a Ucrânia e a Hungria como países fronteiriços.

15 – Etiópia

A Etiópia é o país que se segue nesta lista, fruto de ter todas as suas fronteiras rodeadas pelo Sudão, Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia, Somália e Quénia.

16 – Hungria

A Hungria é um outro país sem costa marítima, estando cercado pela Eslováquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Eslovénia, Áustria e Ucrânia.

17 – Kosovo

O Kosovo não só é um dos países mais recentes do planeta, como também não tem costa marítima, fazendo fronteira com a Albânia, a Macedónia, Montenegro e a Sérvia.

18 – Laos

Voltamos ao Sudeste Asiático onde Laos consegue ser um dos poucos países sem costa marítima, estando circundado pela China, pelo Vietname, pelo Cambodja, pela Tailândia e pelo Myanmar.

19 – Lesoto

Voltamos a África onde o Lesoto é um país sem costa marítima que é considerado um enclave, uma vez que está totalmente rodeado pela África do Sul.

20 – Liechtenstein

O Liechtenstein segue-se na nossa lista, com a curiosidade acrescida de ser um dos apenas dois países sem costa marítima que têm como países fronteiriços apenas países sem costa marítima. No caso do Liechtenstein, falamos da Áustria e da Suíça como países vizinhos.

21 – Luxemburgo

Bem perto do país anterior temos o Luxemburgo, pequeno país europeu que é limitado pela Alemanha, Bélgica e França.

22 – Macedónia

Também a Macedónia não tem o privilégio de ter qualquer costa marítima, sendo limitada pelo Kosovo, pela Sérvia, pela Bulgária, pela Grécia e pela Albânia.

23 – Moldávia

Ainda em território europeu, também a Moldávia não conta com qualquer proximidade ao oceano, fazendo fronteira apenas com a Ucrânia e a Roménia.

24 – Mongólia

Estamos de volta à Ásia, para conhecer a Mongólia, país de grandes dimensões que apenas faz fronteira com a Rússia e com a China.

25 – Mali

Falemos agora do Mali, o sétimo maior país do continente africano e um país que conta com sete vizinhos e nenhum oceano nas suas fronteiras. Os países que fazem fronteira com o Mali são a Argélia, o Níger, a Mauritânia, o Senegal, a Costa do Marfim, a Guiné e o Burkina Faso.

26 – Malawi

Ainda em África temos o Malawi como país sem costa marítima, fazendo fronteira com a Tanzânia, Moçambique e Zâmbia.

27 – Níger

O Níger, outro dos maiores países africanos também não conta com qualquer costa marítima, fazendo fronteira com a Argélia, a Líbia, o Chade, a Nigéria, o Benim, o Burkina Faso e o Mali.

28 – Nepal

Além de ser um dos países da nossa lista de países com bandeiras caricatas, o Nepal é também um país sem costa marítima, sendo rodeado pela China e pela Índia.

29 – Paraguai

De volta à América do Sul, encontramos o Paraguai que se encontra limitado pelo Brasil, pela Bolívia e pela Argentina, não tendo então qualquer contacto com os oceanos do nosso planeta.

30 – Quirguistão

A União Soviética deu origem a muitos dos países desta lista, sendo o Quirguistão mais um desses exemplos, sendo rodeado pelo Cazaquistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão e a China.

31 – República Centro-Africana

Também a Repúbica Centro-Africana é um país sem costa marítima, fazendo fronteira com o Chade, o Sudão, o Sudão do Sul, a República Democrática do Congo, a República do Congo e ainda os Camarões.

32 – República Checa

Fazendo fronteira com a Polónia, a Alemanha, a Eslováquia e a Áustria, é a República Checa o país que se segue na nossa lista.

33 – Ruanda

Voltando à região dos Grandes Lagos em África encontramos o Ruanda, um país sem qualquer costa marítima e que faz fronteira com o Uganda, o Burundi, a República Democrática do Congo e a Tanzânia.

34 – São Marino

Falemos agora de mais um enclave, desta feita na Europa, São Marino! Este país é totalmente rodeado por Itália.

35 – Sérvia

Estamos de volta aos Balcãs para juntar a Sérvia a esta lista, país que faz fronteira com a Bósnia e Herzegovina, a Croácia, a Macedónia, a Albânia, a Roménia, a Bulgária e a Hungria.

36 – Sudão do Sul

O Sudão do Sul é mais um país africano que não conta com qualquer fronteira marítima, uma vez que é rodeado pelo Sudão, pela Etiópia, pelo Quénia, pelo Uganda, pela República Democrática do Congo e ainda pela República Centro-Africana.

37 – Suazilândia

A Suazilândia é um pequeno país africano que se encontra limitado por Moçambique e pela África do Sul, motivo pelo qual não tem qualquer contacto com oceanos.

38 – Suíça

De volta à Europa, temos a montanhosa Suíça como país sem qualquer costa marítima. As fronteiras deste país são partilhadas com a Alemanha, a França, a Itália, a Áustria e o Liechtenstein.

39 – Tajiquistão

Seguimos com o Tajiquistão na nossa lista, com este país asiático a estar circundado pelo Afeganistão, pelo Uzbequistão, pelo Quirguistão e pela China.

40 – Turquemenistão

O Turquemenistão é um dos exemplos de países que têm contacto com um mar, neste caso o Mar Cáspio, mas que pelos motivos que indicamos no início do artigo tem de ser considerado um país sem costa marítima. Este país faz fronteira com o Cazaquistão, o Uzbequistão, o Afeganistão, e o Irão.

41 – Uzbequistão

Tal como o Liechtenstein, o Uzbequistão é o segundo dos dois países que apenas têm países sem costa marítima como países fronteiriços. No caso do Uzbequistão, as suas fronteiras são com o Cazaquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão, o Afeganistão e o Turquemenistão.

42 – Uganda

Estamos de novo em África onde o Uganda é mais um país da região dos Grandes Lagos Africanos sem qualquer costa marítima. Este país faz fronteira com o Quénia, com o Sudão do Sul, com a República Democrática do Congo, com o Ruanda e com a Tanzânia.

43 – Vaticano

Existe mais um enclave situado em Itália a entrar nesta lista, sendo neste caso o Vaticano que, ao estar situado dentro da cidade de Roma, não tem qualquer contacto com oceanos.

44 – Zâmbia

Chegamos à letra Z e, com isso, ao Zâmbia, país que é rodeado pela República Democrática do Congo, pela Tanzânia, pelo Malawi, por Moçambique, pelo Zimbabwe, pela Namíbia e por Angola.

45 – Zimbabwe

Por fim, temos o Zimbabwe como último país desta lista, sendo que este país sem costa marítima faz fronteira com o Zâmbia, Moçambique, África do Sul e Botswana.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: