Skip to content
Anúncios

Cinco monumentos que não podes fotografar

Cinco monumentos que não podes fotografar - Cultura de Algibeira

Já ouviste falar em direitos de autor? Sabias que esses direitos de autor também se aplicam a edifícios e monumentos? A verdade é que sim e, caso sejas um fotógrafo que procura vender imagens para uso comercial, existem alguns locais famosos que não podes fotografar. No entanto, se o teu plano é apenas tirar uma foto para o Instagram ou Facebook, podes estar descansado, uma vez que nesse caso as fotos são consideradas de uso pessoal e sem retorno financeiro.

1 – Ópera de Sydney

Comecemos então pela Austrália e por um dos seus monumentos mais conhecidos, a Ópera de Sydney. Usar uma fotografia deste edifício por si só para uso comercial é ilegal mas, no entanto, a utilização de fotos panorâmicas de toda a cidade em que este monumento apareça já são consideradas legais para uso comercial.

2 – Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um caso particular desta lista, uma vez que esta proibição apenas existe durante a noite. Porquê? Porque os direitos de autor em França mantém-se até 70 anos após a morte do criador, um período de tempo já ultrapassado desde a morte de Gustave Eiffel. O problema encontra-se apenas à noite e sempre que as luzes estão acesas, uma vez que esta instalação luminosa foi bem mais recente e ainda se encontra protegida pela lei dos direitos de autor por várias décadas.

3 – Louvre

Continuamos em França, um país que leva esta lei muito a sério, algo que até é possível ver no Google Maps, onde muitos edifícios têm a sua fachada pixelizada. Mas falando do Museu do Louvre, qualquer foto do seu exterior ou interior é proibida, sendo apenas autorizado o uso de fotos para fins editoriais, caso apenas pequenas partes do museu sejam mostradas.

4 – Notre Dame de Paris

Ainda em Paris, falta-nos falar da famosa Notre Dame! Como deves calcular, os 70 anos da morte do seu criador já foram ultrapassados há muito, pelo que podes fotografar livremente o seu exterior. No entanto, para tudo o que se encontra no interior da mesma, é necessário ter autorização dos responsáveis pelo monumento antes de fotografar e divulgar.

5 – Hollywood

Por fim, fechamos a lista com um daqueles que é dos símbolos mais famosos do mundo, o letreiro de Hollywood. Este sinal mantém-se protegido pela lei dos direitos de autor e, apesar de veres este símbolo em inúmeros postais ou filmes, todos eles têm a devida permissão para o fazer… ou então estão a infringir a lei!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: