Skip to content
Anúncios

Cinco monumentos que não podes fotografar

Cinco monumentos que não podes fotografar - Cultura de Algibeira

Já ouviste falar em direitos de autor? Sabias que esses direitos de autor também se aplicam a edifícios e monumentos? A verdade é que sim e, caso sejas um fotógrafo que procura vender imagens para uso comercial, existem alguns locais famosos que não podes fotografar. No entanto, se o teu plano é apenas tirar uma foto para o Instagram ou Facebook, podes estar descansado, uma vez que nesse caso as fotos são consideradas de uso pessoal e sem retorno financeiro.

1 – Ópera de Sydney

Comecemos então pela Austrália e por um dos seus monumentos mais conhecidos, a Ópera de Sydney. Usar uma fotografia deste edifício por si só para uso comercial é ilegal mas, no entanto, a utilização de fotos panorâmicas de toda a cidade em que este monumento apareça já são consideradas legais para uso comercial.

2 – Torre Eiffel

A Torre Eiffel é um caso particular desta lista, uma vez que esta proibição apenas existe durante a noite. Porquê? Porque os direitos de autor em França mantêm-se até 70 anos após a morte do criador, um período de tempo já ultrapassado desde a morte de Gustave Eiffel. O problema encontra-se apenas à noite e sempre que as luzes estão acesas, uma vez que esta instalação luminosa foi bem mais recente e ainda se encontra protegida pela lei dos direitos de autor por várias décadas.

3 – Louvre

Continuamos em França, um país que leva esta lei muito a sério, algo que até é possível ver no Google Maps, onde muitos edifícios têm a sua fachada pixelizada. Mas falando do Museu do Louvre, qualquer foto do seu exterior ou interior é proibida, sendo apenas autorizado o uso de fotos para fins editoriais, caso apenas pequenas partes do museu sejam mostradas.

4 – Notre Dame de Paris

Ainda em Paris, falta-nos falar da famosa Notre Dame! Como deves calcular, os 70 anos da morte do seu criador já foram ultrapassados há muito, pelo que podes fotografar livremente o seu exterior. No entanto, para tudo o que se encontra no interior da mesma, é necessário ter autorização dos responsáveis pelo monumento antes de fotografar e divulgar.

5 – Hollywood

Por fim, fechamos a lista com um daqueles que é dos símbolos mais famosos do mundo, o letreiro de Hollywood. Este sinal mantém-se protegido pela lei dos direitos de autor e, apesar de veres este símbolo em inúmeros postais ou filmes, todos eles têm a devida permissão para o fazer… ou então estão a infringir a lei!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

6 Comments »

  1. ¡Hola! Me interesa el tema de las fotografías del Louvre ¿tienes un enlace web donde pueda comprobar que entienden por “pequeñas partes del museo”? muchas gracias de antemano y felicidades por este blog, siempre me sorprende con cada entrada 🙂

    Liked by 1 person

      • Sim mas a arte se refere ao objeto em sim ou mesmo entendo como crime uma tentativa de falsificar uma obra, dai para uma fotografia em local público fica difícil de entender. Imagine como um exemplo, eu viajo para França, pago caro por um passeio na dita Torre de ferro e isso apenas ao primeiro andar pois se tematar subir a seu topo é um valor absurdo em euros. De lá resolvi tirar fotos, filmar, afinal paguei por isso e quando resolvo escrever um livro falando de minhas viagens não posso usar a foto da Torre de ferro por exigirem direito autoral. Não consigo entender sinceramente.😕🇫🇷😭😭😭

        Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: