Saltar para o conteúdo
Anúncios

As nove línguas com mais canções vencedoras da Eurovisão

9 línguas mais canções vencedoras Eurovisão Cultura de Algibeira

Todos os anos se fala da questão dos países cantarem ou não na sua língua natal na Eurovisão e, como é óbvio, este ano isso não é excepção. No entanto, decidimos olhar às músicas vencedoras em toda a história da competição e ver quais são as línguas que conquistaram mais vitórias até hoje.

9 – Norueguês

A nossa lista de hoje abre-se com a língua norueguesa, a língua de 2 canções vencedoras da Eurovisão. Ambas as canções foram interpretadas por artistas da Noruega, nas suas duas primeiras vitórias, em 1985 e 1995.

8 – Sueco

Também com 2 canções vencedoras encontra-se a língua sueca, mostrando que as línguas nórdicas são uma escolha forte para esta competição. Ambas as vitórias foram através de artistas suecos e, curiosamente, este país ganhou mais vezes a cantar em línguas estrangeiras do que na sua língua natal.

7 – Espanhol

Por 2 vezes ao longo da sua história no Festival Eurovisão da Canção, os nossos vizinhos espanhóis foram capazes de levar o troféu mais cobiçado a cantar na sua língua oficial. Curiosamente, as duas vitórias acabaram por ser em anos seguidos – 1968 e 1969 -, não tendo voltado a acontecer por mais nenhuma vez até aos dias de hoje.

6 – Alemão

Apesar de terem já havido 2 vitórias na Eurovisão com músicas cantadas em alemão, a verdade é que as vitórias foram alcançadas por países diferentes! Quer a Alemanha, quer a Áustria já foram capazes de bater todos os seus rivais ao cantar com esta língua.

5 – Italiano

Segue-se a língua italiana na nossa lista, igualmente com 2 vitórias ao longo de toda a história da competição. Como seria de esperar, ambas as canções que ganharam com recurso a esta língua foram em representação de Itália.

4 – Holandês

3 das vitórias dos Países Baixos na Eurovisão foram mesmo conquistadas com recurso à sua língua natal, apesar de não ter sido a única língua que levou este país à vitória na competição.

3 – Hebraico

Abrimos o pódio desta lista com a língua hebraica que levou o Israel a 3 vitórias ao longo da sua história de participações nesta competição musical. No entanto, mantendo-se na luta pela vitória este ano, poderá mesmo ser a primeira vez que este país vence com recurso a uma língua estrangeira.

2 – Francês

Damos um salto de 3 vitórias em hebraico para 14 vitórias em francês! Sendo uma língua utilizada pela Suíça, França, Luxemburgo, Mónaco e Bélgica em algumas das suas vitórias, esta língua ainda fica longe da grande vencedora da noite.

1 – Inglês

Como esperado, a língua inglesa é responsável pela maioria das vitórias na Eurovisão! Foram 31 as canções vencedoras que foram interpretadas em inglês, com um total de 16 países a terem utilizado esta língua nas suas vitórias.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: