Skip to content
Anúncios

Cinco filmes sobre a Revolução dos Cravos

Cravos II

Hoje comemoram-se 44 anos desde a Revolução de 25 de Abril de 1974, um movimento político e social que decorreu no nosso país tendo em vista o derrubar do regime ditatorial do Estado Novo, dando de novo lugar a uma república democrática. Para aproveitares este feriado da melhor maneira, deixamos-te aqui cinco sugestões de filmes para ficares a conhecer melhor um dos eventos mais marcantes da nossa história e o que o antecedeu.

1 – 48

O primeiro documentário que te trazemos pertence a Susana Sousa Dias que, tendo por base um série de fotografias de prisioneiros políticos, partiu em busca dessas pessoas para ouvir os seus depoimentos. Todo o documentário se passa com os depoimentos em voz off, com a imagem a apenas mostrar a fotografia da pessoa que fala e que conta o sofrimento que existiu por detrás daquela foto e período de vida.

2 – Amanhã

A nossa seguinte sugestão é uma curta-metragem realizada por Solveig Nordlund que conta a história de um rapaz que foge de casa na noite de 24 de Abril de 1974 por estar cansado das discussões que existiam entre a sua mãe e o seu padrasto, indo então ao encontro do seu pai. Sem saber onde mora o seu pai, Nuno entra num edifício que estava a ser abandonado à pressa. Adormece e, quando acorda no dia seguinte, vê que a rua está cheia de soldados e tanques, assumindo que a sua mãe começou uma revolução para o encontrar.

3 – As Armas e o Povo

As Armas e o Povo é um documentário produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica que ilustra os primeiros seis dias da Revolução de Abril, isto é, o período que decorreu entre o 25 de Abril e dia 1 de Maio, dia do Trabalhador. Este documentário recua também ao Golpe de 28 de Maio de 1926 para permitir ao espectador perceber os movimentos que contribuíram desde muito cedo para esta revolução.

4 – 25 de Abril, uma aventura para a democracia

Segue-se mais um documentários feito tendo por base os arquivos existentes sobre o 25 de Abril. Este documentário permite demonstrar o fim do fascismo e a revolução espalhado pelas ruas e espelhado na cara das pessoas, dando destaque à adesão popular desta revolução sobre a revolução militar.

5 – Capitães de Abril

Por fim, para fechar o teu dia, nada como ver o filme Capitães de Abril de Maria de Medeiros, um filme que foi co-produzido por Portugal, Espanha, França e Itália. Toda a história baseia-se no golpe de estado que ocorreu em Portugal, prestando homenagem aos soldados que tiraram o país do regime ditatorial, dando principal destaque a Salgueiro Maia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: