Skip to content
Anúncios

Sete recordes do Guinness portugueses

Sete recordes do Guinness portugueses - Cultura de Algibeira

Estamos hoje de volta ao Livro dos Recordes do Guinness para destacar alguns dos feitos alcançados pelo nosso país! Vá, feitos talvez não seja a melhor palavra, já que alguns dos recordes que aqui vamos falar baseiam-se simplesmente em preparar grandes quantidades de comida. Mas vamos lá a isso!

1 – Maior arroz de lapas

Começamos esta lista de recordes na ilha da Madeira, onde na Semana do Mar do Porto Moniz em 2011 foi feita uma refeição que contava com 330 litros de água, 5 quilos de alho, 10 quilos de manteiga, 10 quilos de polpa de tomate, 30 litros de azeite, 356 quilos de lapas, 50 quilos de pimentos, 100 quilos de cebola e 100 quilos de arroz. Por outras palavras, o maior arroz de lapas do mundo inteiro!

2 – A livraria mais antiga ainda em funcionamento

A funcionar há quase 300 anos sem interrupções desde a sua fundação em 1732, a Livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, ganhou o seu lugar no livro de todos os recordes, um recorde que continua a crescer todos os dias.

3 – O maior assador de castanhas

Recuemos a 2007 e à Feira da Castanha em Vinhais, onde o maior assador de castanhas do mundo esteve em acção e foi oficialmente reconhecido pelo Guinness. Caso queiras ter noção das dimensões deste objecto, podes ir à Rotunda das Piscinas Municipais de Vinhais onde foi instalada uma réplica do enorme assador.

4 – Maior largada de bolas

Nunca ninguém disse que os recordes do Guinness tinham que ser algo com utilidade para a população. Neste caso em específico, em Gondomar, caíram 5071 bolas de uma altura de 20 metros, num pavilhão de futsal, número suficiente para garantir o recorde.

5 – Maior número de não mágicos a fazer um truque de magia em simultâneo

Há 14 anos atrás, Portugal foi o país organizador do Europeu de Futebol e, para essa competição, foram inaugurados vários estádios com capacidade para plateias de muitos milhares de pessoas. E foi na inauguração de um desses estádios, o Estádio do Dragão, que Luís de Matos ensinou 52 mil pessoas a fazer desaparecer um lenço em simultâneo.

6 – Maior sobreiro

Podíamos estar aqui a falar do maior bolo rei do mundo ou do maior pão com chouriço do planeta, mas decidimos enveredar por um recorde mais natural. Conhecido como Assobiador, este não é só o maior, mas também o mais antigo sobreiro do mundo. Plantado em 1783 em Águas de Moura, este sobreiro tem mais de 14 metros de altura e 4,15 metros de perímetro do tronco.

7 – Maior sardinhada

Seria impossível este recorde pertencer a qualquer outro país que não a Portugal! Ainda assim, só o conquistamos em 2010, quando um grupo de amigos decidiu que seria uma boa ideia organizar este evento em Setúbal, um evento que foi um sucesso e onde foram consumidas 6 toneladas de sardinhas.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: