Saltar para o conteúdo
Anúncios

Sete contribuições romanas indispensáveis na actualidade

Sete romanas indispensáveis actualidade Cultura Algibeira

Se bem te lembras das tuas aulas de história, sabes que o Império Romano já terminou há mais de 1500 anos. No entanto, este teve uma influência tão grande no mundo que ainda hoje em dia as suas invenções são fundamentais para as nossas construções ou mesmo para simples situações do nosso quotidiano.Hoje prestamos então a nossa homenagem a este que foi dos maiores impérios da história mundial.

1 – Calendário Gregoriano

Durante o período romano, existiram vários calendários que eram utilizados para contar os dias, meses e anos de forma diferente. No entanto, entre eles, existia o calendário Juliano, considerado o melhor calendário romano e que, por isso mesmo, foi usado como base para a construção do calendário Gregoriano, aquele que usamos na actualidade.

2 – Arcos

Apesar de não terem sido quem inventou os arcos nas construcções, o povo romano foi quem deu o salto arquitectónico necessário para levar este modelo de construção ao nível seguinte. Graças a este avanço nas técnicas de construção, foram muitos os aquedutos, basílicas ou coliseus construídos sem risco de queda, com muitos destes a se aguentarem de pé até aos nossos dias. Relativamente à técnica de construção de arcos, hoje em dia ainda se utiliza a mesma técnica desenvolvida por este império.

3 – Livros com Capa

Antes do povo romano, os livros propriamente ditos não existiam. Ou melhor, existiam, mas ou eram esculpidos em pedra ou então escritos em rolos de papel. O conceito de livros compostos por um agrupamento de folhas numa sequência lógica e com uma capa a os proteger foi então desenvolvido durante este império e, apesar da aparição dos ebooks, continuam a ser a forma como os livros são actualmente impressos.

4 – Partos Cesarianos

Nunca pensaste de onde era originário o nome cesariana? Pois claro, do romano César! Este imperador ordenou que, segundo a lei, qualquer mulher morta ou em risco de morte durante um parto, teria de ser cortada para salvar a criança. Apesar de na altura não existir o intuito de salvar a vida da mãe pela falta de tecnologia para tal, hoje em dia esta técnica foi adaptada para garantir a segurança e a vida de todos os envolvidos.

5 – Canalização

Continuando pelas tuas aulas de história, certamente sabes que a canalização e saneamento básico nunca foi uma das principais preocupações da humanidade ao longo da sua história, o que resultava na rápida proliferação de doenças. No entanto, com o desenvolvimento de aquedutos, o povo romano viu-se obrigado a desenvolver um complexo sistema de canalização, um dos primeiros do mundo e o que inspirou o actual sistema de canalização ao redor do globo.

6 – Sinais de trânsito

Todos os caminhos vão dar a Roma, certo? Sim, mas só se fores capaz de seguir as indicações que se encontravam ao longo das estradas romanas. Como é óbvio, não estamos a falar de sinais de STOP, mas com a construção de um complexo sistema de estradas por todo o seu Império, os romanos viram-se obrigados a colocar rochas marcadas com direcções e distâncias para Roma e restantes cidades, de forma a orientar todos os viajantes.

7 – Numeração Romana

Por fim, falamos da numeração romana! Apesar de não ser o sistema base de números que é aprendido nas escolas, esta metodologia de numeração continua a ser utilizada sempre que procuramos numerar uma situação formal ou eventos, bem como numerar a construção de algum edifício. Por isso mesmo, merecem o lugar de destaque nesta lista.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: