Saltar para o conteúdo
Anúncios

As seis competições da Eurovisão

Eurovision II

Se és uma das pessoas que acha que a Eurovisão se resume ao Festival Eurovisão da Canção, prepara-te para ser surpreendido no dia de hoje! Apesar desse ter sido o festival original, é apenas um dos seis festivais que compõem este evento que reúne artistas de variadas áreas.

1 – Festival Eurovisão da Canção

Comecemos então pelo festival mais antigo e que é nosso em título, pela primeira vez na história. O Festival Eurovisão da Canção surgiu em 1956, numa competição entre sete dos dez países fundadores da competição. Porquê apenas sete? Porque os outros três atrasaram-se a fazer a inscrição na competição que eles próprios criaram! Tal como o nome indica, este festival é dedicado à música e procura distinguir o melhor cantor e composição por entre todos os participantes.

2 – Festival Eurovisão de Jovens Músicos

Já em 1982 foi organizado pela primeira vez o Festival Eurovisão de Jovens Músicos, um evento que ocorre de dois em dois anos e que é dedicado a menores de 19 anos. Ao contrário do festival anterior, este procura destacar o melhor jovem instrumentista, tendo já premiado tocadores de piano, violino, flauta, viola, clarinete e violoncelo.

3 – Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos

Três anos passaram-se e, em 1985, foi a vez do lançamento do Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos. Tal como o nome indica, este festival procura encontrar o melhor dançarino de entre os países participantes, sendo também uma competição bianual.

4 – Festival Eurovisão da Canção Júnior

Já no corrente milénio, mais precisamente em 2003, foi altura de alargar os horizontes da Eurovisão ao Festival Eurovisão da Canção Júnior. Curiosamente, já falamos sobre este festival aqui no Cultura de Algibeira! Com participantes entre os 10 e 15 anos, o objectivo deste festival é exactamente o mesmo do Festival Eurovisão da Canção, procurando premiar a melhor voz e melhor música do certame.

5 – Festival Eurovisão de Dança

Criado em 2007, o Festival Eurovisão de Dança teve apenas duas edições até hoje. A essência deste festival é semelhante à de todos os que já falamos anteriormente, com cada país a levar um par de dançarinos à competição que depois têm de dançar em dois diferentes estilos, em busca do prémio máximo do festival.

6 – Coro do Ano da Eurovisão

Por fim, falta falar do Coro do Ano da Eurovisão, um festival que se estreou no ano passado, tendo sido apresentado ao público no exacto dia em que Salvador Sobral se tornou vencedor do Festival Eurovisão da Canção. As provas dos coros têm uma duração de seis minutos, com o coro vencedor a receber um contrato discográfico, prémio esse que foi ganho pela Eslovénia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: