Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco curiosidades sobre Marte

Cinco curiosidades sobre Marte - Cultura de Algibeira

O Universo sempre foi algo intrigante para o ser humano e assim continua, mesmo quando falamos de planetas vizinhos ao nosso, como é o caso de Marte. Na verdade, sempre que pensamos em vida extraterrestre, é comum pensarmos no planeta vermelho do nosso sistema solar. Mas que mais sabes sobre Marte? Hoje trazemos-te cinco curiosidades sobre o mesmo!

1 – Ano marciano

Enquanto no nosso planeta demoramos cerca de 365 dias a completar uma volta completa ao redor do sol, em Marte a duração dessa volta é muito superior. O planeta vermelho demora 687 dias a dar uma volta completa ao sol, o que faz com que um ano marciano seja cerca de 80% mais longo que um ano terrestre.

2 – Dia marciano

E já que estamos em comparações temporais, falemos também dos dias marcianos! Tal como os seus anos, os dias em Marte são mais longos que os dias na Terra, mas não por uma diferença tão grande. Enquanto os nossos dias duram cerca de 23 horas e 56 minutos, um dia em Marte dura 24 horas e 40 minutos.

3 – Temperatura marciana

Por estar mais afastado do Sol que o planeta Terra, Marte acaba por ter uma maior flutuação de temperatura, bem como uma temperatura mais baixa. Em Marte, a média de temperatura anual é de -63º centígrados, face aos 14º centígrados que registamos na Terra. Em termos de amplitude, as temperaturas num ano marciano variam entre os -140º centígrados e os 30º centígrados.

4 – Montanha mais alta do sistema solar

Não só na Terra existem montanhas! Aliás, ao pé da montanha mais alta do sistema solar, o nosso Evereste parece quase um bebé! Porquê? Porque enquanto o Monte Evereste tem o seu cume situado a quase 9000 metros de altura, o Monte Olimpo em Marte tem o seu cume a mais de 21000 metros de altitude. Autenticamente impressionante!

5 – Pólos gelados

Por fim, achámos que gostarias de saber que, além da Terra, Marte é o único planeta do nosso sistema solar a ter gelo nos seus pólos. No caso do seu pólo sul, este é constituído por gelo seco, pelo que se acredita que será semelhante a ver um sítio coberto por um manto de neve acabada de cair.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: