Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os seis gases nobres

Os seis gases nobres - Cultura de Algibeira

Provavelmente já ouviste falar de gases nobres, nem que tenha sido em alguma anedota! Mas alguma vez te perguntaste o que são e quais são os gases nobres? Bem, os gases nobres são um grupo de elementos químicos que, em condições normais de temperatura e pressão, não têm odor, cor e são compostos por apenas um átomo com um baixo nível de reacção química. São apenas seis os gases e passemos já a apresentá-los.

1 – Hélio

Provavelmente o gás mais famoso desta lista, o hélio é considerado um gás nobre por reunir as três característica que falamos na introdução: é inodoro, incolor e monoatómico. Entre todos os elementos químicos que existem, é aquele que tem o menor ponto de evaporação, sendo que também só pode ser solidificado em elevados níveis de pressão. É também o segundo elemento mais comum do Universo.

2 – Néon

Segue-se o néon na nossa lista de gases nobres e, como deves estar a pensar, este é mesmo o elemento químico utilizado para as conhecidas luzes fluorescentes de muitos painéis luminosos. Tal como o hélio, é um gás pouco presente na nossa atmosfera, mas muito comum por todo o Universo.

3 – Árgon

O árgon entra nesta lista de gases nobres como o primeiro dos seis elementos a ser descoberto: foi em 1984, pelas mãos de William Ramsay e de Lord Rayleigh. Sendo um dos elementos mais comuns do Universo, é usualmente usado para a produção de iluminação, semicondutores ou em produtos de extinção de incêndios.

4 – Crípton

Utilizado para a produção de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o crípton é o que se segue nesta nossa lista. Apesar de ser um gás raro na atmosfera terrestre, é de grande utilidade na iluminação de aeroportos, já que a sua luminosidade vermelha tem um grande alcance, mesmo em condições meteorológicas adversas. É também usado para operações laser à retina dos olhos.

5 – Xénon

Segue-se o xénon nesta lista, um gás nobre que, a exemplo dos anteriores, também se encontra associado à produção de iluminação e dispositivos emissores de luz. Em particular, destacam-se as lâmpadas estroboscópicas e as lâmpadas germicidas de entre todos os produtos em que é utilizado. Por outras palavras, este é o nosso gás nobre favorito!

6 – Rádon

Fechamos a lista com o rádon, um elemento que, apesar de ser descendente do urânio, é um gás, algo que não acontece com os restantes descendentes desse elemento químico. Devido ao seu valor radioactivo, este gás é utilizado como fonte de radiação em terapias contra o cancro, bem como forma de detecção de fuga de gases.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: