Skip to content
Anúncios

Os dez países mais pequenos do mundo

Os dez países mais pequenos do mundo - Cultura de Algibeira

Estamos de volta às lições de geografia, desta feita para explorarmos os países mais pequenos do mundo. Quando falamos em pequenos, estamos a falar apenas das dimensões dos países e não necessariamente no número de habitantes. Vamos lá a isto!

10 – Malta

Não é de admirar encontrar ilhas nesta lista, como é o caso de Malta. Localizada no Mar Mediterrâneo, este país tem 316 quilómetros quadrados e uma população de 450.000 pessoas, o que o torna num dos países com maior densidade populacional do planeta. Além disto, é um autêntico destino turístico para pessoas dos quatro cantos do mundo

9 – Maldivas

Continuamos por ilhas, desta feita pelo país mais pequeno do continente asiático. As Maldivas têm um total de 300 quilómetros quadrados, divididos pelas suas mais de 1.000 ilhas, deixando-as na nona posição desta lista.

8 – Saint Kitts e Nevis

Depois da Europa e da Ásia vamos até à América do Norte para visitar o mais pequeno país dessa região. Localizado nas Caraíbas, este pequeno país apenas tem 261 quilómetros quadrados de dimensão, sendo que nem o seu reduzido tamanho o impede de ser o lar de cerca de 55.000 pessoas.

7 – Ilhas Marshall

Quarto país da lista e quarto continente diferente. Estamos agora na Oceânia onde, com apenas 181 quilómetros quadrados, as Ilhas Marshall são apenas o primeiro país desta região a aqui aparecer, mas não o último.

6 – Liechtenstein

Estamos de volta à Europa, onde o país com o nome mais complicado de se escrever assume-se como um dos mais pequenos do planeta. Com apenas 160 quilómetros quadrados, o Liechtenstein marca presença nesta lista ao mesmo tempo que é considerado o país mais rico do mundo, de acordo com o seu PIB per Capita.

5 – San Marino

Ainda na Europa, um dos raros países que apenas faz fronteira com um outro país marca também presença nesta lista. San Marino tem apenas 61 quilómetros quadrados que, ainda assim, albergam mais de 30.000 pessoas, num país onde quase ninguém se encontra desempregado.

4 – Tuvalu

Não deixa de ser curioso ver que alguns dos países que encontrámos na lista de países com maior taxa de obesidade acabem por ser países que estão presentes também nesta lista. Um exemplo disso é o Tuvalu, um país com apenas 26 quilómetros quadrados, 10.000 pessoas e apenas 8 quilómetros de estrada.

3 – Nauru

O nosso pódio de hoje abre com Nauru, o último país da Oceânia a aparecer nesta lista. Com apenas 21 quilómetros quadrados, Nauru está na última posição deste pódio mas, caso estivéssemos a fazer uma lista dos mais pequenos países ilhas do planeta, seria mesmo o líder.

2 – Mónaco

Na segunda posição temos o país que concentra o maior número de milionários do planeta! O Mónaco, com os seus apenas 2 quilómetros quadrados, é conhecido sobretudo pelo luxo, sendo naturalmente o destino predileto de grande parte dos famosos.

1 – Vaticano

E a nossa lista de hoje termina com o Vaticano! Com apenas 0,44 quilómetros quadrados, é praticamente impossível surgir algum país que venha a destronar esta posição no futuro! Ainda assim, mesmo sendo o país mais pequeno do mundo, a verdade é que tem a maior igreja do planeta, equilibrando assim o seu estatuto.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: