Skip to content
Anúncios

Os sete países com maior taxa de obesidade

Os sete países com maior taxa de obesidade - Cultura de Algibeira

A obesidade é hoje considerada uma doença caracterizada pelo excesso de peso e de massa corporal face ao que é idealmente saudável para o ser humano. Com a comida processada a estar cada vez mais presente no quotidiano das pessoas, este assunto tem-se tornado cada vez mais comum e presente nas preocupações da sociedade. Mas será que este é um problema apenas dos países desenvolvidos? É o que vais descobrir hoje!

7 – Kiribati

Começamos esta lista num país composto por dezenas de ilhas do Oceano Pacífico. Apesar de ser um país muito isolado que vive da sua própria agricultura e pesca, este é composto por apenas 103.500 pessoas e a verdade é que 46% da sua população é considerada obesa. Tendo em conta que até há poucos anos este país tinha apenas 23 médicos por cada 1.000 habitantes, toda esta situação se torna ainda mais grave.

6 – Samoa

Seguimos no Oceano Pacífico, onde encontramos as ilhas de Samoa. Com uma população total estimada em 195.000 pessoas, este país acaba por ter 47,3% dos seus cidadãos em estado de obesidade. A exemplo do país anterior, este país também sobrevive, sobretudo, dos seus trabalhos na agricultura e na pesca.

5 – Tonga

Surpreendentemente ou não, continuamos pelas ilhas do Oceano Pacífico, desta feita em Tonga, onde 48,2% dos seus 106.000 habitantes sofrem também de obesidade. Tem a pesca e a agricultura como factor em comum com os países anteriores, sendo que todos estes países estão também associados a uma crescente vaga de turismo face ao seu factor paradisíaco.

4 – Tuvalu

Entramos agora nos países em que mais de metade da sua população sofre de obesidade e, mais uma vez, mantemo-nos no Oceano Pacífico, num país que subsiste à base da pesca e da agricultura, apesar dos têxteis serem a sua principal exportação. 51,6% dos cerca de 13.000 habitantes deste país são então considerados obesos.

3 – Marshall Islands

A abrir o pódio em que nenhum país quereria estar, estão as Marshall Islands, mais um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. Apesar de ser um país com apenas 55.000 pessoas, a verdade é que 52,9% da mesma é considerada obesa. Tendo a pesca e agricultura também como principais meios de subsistência, não deixa de ser curioso verificar a semelhança que existe entre os países que estão presentes nesta lista.

2 – Palau

Tu sabes perfeitamente em que região do globo continuamos e que estamos a falar, novamente, de um conjunto de ilhas. Com 55,3% dos 21.000 habitantes de Palau a serem considerados obesos, mesmo vivendo com os produtos obtidos através da agricultura e da pesca, a verdade é que esta lista começa a fazer parecer que a obesidade nesta região do globo poderá estar mesmo associada a uma questão cultural, já que…

1 – Nauru

O primeiro país da lista também se localiza na mesma região do globo, tendo a pesca também como uma das suas principais fontes de riqueza. A taxa de obesidade neste país é de 61%, um número absolutamente assustador, para um país que tem apenas 15.000 habitantes. Apesar desta lista poder parecer estranha pela ausência de países ligados às refeições rápidas, as questões culturais envolvidas nesta região do globo podem dar origem, por si sós, a um outro artigo aqui no Cultura de Algibeira.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: