Skip to content
Anúncios

Os nove países com armamento nuclear

Os nove países com armamento nuclear - Cultura de Algibeira

A 26 de Fevereiro de 1952, Winston Churchill anunciou ao mundo que o Reino Unido possuía bombas atómicas. 66 anos passados desde esse momento, o tema do armamento nuclear voltou a estar nas bocas do mundo face aos múltiplos testes realizados na Península da Coreia. Mas será que sabes que outros países também têm armamento nuclear em sua posse?

1 – Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América foram os primeiros a testar armamento nuclear, quando em 1945 realizaram a Experiência Trinity. Desde aí, já realizaram mais de 1000 testes e têm cerca de 3000 ogivas activas.

2 – Rússia

Seguiu-se a Rússia no desenvolvimento do primeiro teste de armamento nuclear, no ano de 1949. Hoje em dia, este país conta com 1790 ogivas activas e realizou cerca de 800 testes em toda a sua história.

3 – Reino Unido

Em 1952, deu-se o teste Hurricane por parte do Reino Unido, motivo que nos leva hoje a este artigo. Este país fez “apenas” 45 testes em toda a sua história e hoje tem 150 ogivas activas.

4 – França

Seguem-se os franceses nesta nossa lista, com os gauleses a testarem o seu armamento nuclear pela primeira vez em 1960. Esse teste teve o nome de Gerboise Bleue e foi o primeiro de 210 testes no total, sendo que França tem 290 ogivas activas na actualidade.

5 – China

E chegamos ao último dos cinco países com armamento nuclear declarado e signatários do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. A China fez o seu primeiro teste em 1964, sendo que se desconhece a quantidade de ogivas activas que este país terá, sabendo-se apenas que já foram realizados 45 testes ao longo da sua história.

6 – Índia

Falando de países não signatários do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, a Índia foi o primeiro país a ter acesso a este género de armas, possuindo armamento nuclear desde 1974, altura em que fez o seu primeiro teste com o nome de Smiling Buddha. Desde esse teste foram realizados mais 5, sendo desconhecido o número de ogivas activas que este país tem. Ainda assim, sabe-se que a Índia e os próximos três países são detentores de 10% de todo o armamento nuclear existente no planeta.

7 – Paquistão

Em 1998, o Paquistão desenvolveu o seu primeiro teste nuclear com o nome de Chagai-I. Num total de 5 testes nucleares em toda a sua história, o número de ogivas activas são também desconhecidas de todas as pessoas externas ao poder paquistanês.

8 – Coreia do Norte

A Coreia do Norte tem sido um dos países mais em voga no que diz respeito a armamento nuclear, tendo vindo a realizar cada vez mais testes nucleares e com uma frequência assustadora. Tendo feito o seu primeiro teste em 2006, este país conta com 6 testes realizados em toda a sua existência, não se sabendo o seu actual número de ogivas activas.

9 – Israel

Por fim, temos um caso diferente de todos os anteriores. Sobre Israel não se sabe o ano do primeiro teste que realizaram, não se sabe quantos testes já realizaram, nem se sabe quantas ogivas activas têm. Porquê? Porque, apesar de ser um signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, este país nunca declarou a sua posse de armamento nuclear. E, até ao momento em que o façam, será impossível saber algo mais sobre o real poder nuclear de Israel.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

4 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: