Skip to content
Anúncios

Os nove países com mais Taças Davis

Os nove países com mais Taças Davis - Cultura de Algibeira

A 9 de Fevereiro de 1900 foi criada a Taça Davis, a mais importante prova por selecções no que diz respeito ao ténis. Com 101 edições realizadas até ao dia de hoje, é altura de recordar quais os países com maior número de conquistas nesta competição.

9 – Rússia

Começamos esta lista de vencedores com a Rússia, o primeiro país fora da lista de países que venceram a competição por apenas uma vez. Com dois títulos conquistados, em 2002 frente a França e em 2006 frente à Argentina, a Rússia está ainda muito longe da primeira posição.

8 – República Checa

São três os títulos vencidos pela República Checa mas, ainda assim, nem todos sobre a sua actual denominação. Isto porque o primeiro título atribuído a este país data de 1988, altura em que ainda se denominava de Checoslováquia. Os títulos mais recentes foram conquistados em 2012 e 2013.

7 – Alemanha

Também com três títulos, a Alemanha é o país que se segue nesta lista. Tendo conquistado a sua última vitória em 1993, esta foi a única vitória enquanto Alemanha, já que as vitórias de 1988 e 1989 pertenceram à Alemanha Ocidental.

6 – Espanha

Os nossos vizinhos já conquistaram este título por cinco vezes, todas elas conquistadas no actual século, excepção feita à primeira vitória. Ainda assim, essa primeira vitória deu-se no ano de 2000, pelo que não ficaram muito longe de conquistar todos os seus títulos no século XXI.

5 – Suécia

Como repararam no ponto anterior, deixamos de identificar os anos em que as selecções ganharam os títulos, porque neste momento começam a ser demasiados para os listar. Indo ao que interessa, a Suécia conquistou este título já por sete vezes, tendo a sua primeira vitória em 1975 e a última em 1998.

4 – França

Mesmo às portas do pódio fica França, o actual detentor do título da Taça Davis e vencedor por dez vezes desta competição. Curiosamente, tanto França como o país que se segue na lista venceram o título por dez ocasiões e foram derrotados por oito vezes na final, pelo que estão mesmo empatados neste ranking.

3 – Reino Unido

Tal como já adiantamos no ponto anterior, o Reino Unido venceu o título máximo do ténis por selecções por dez vezes, embora as cinco primeiras vitórias da Taça Davis sejam atribuídas às Ilhas Britânicas. Vencendo o primeiro título em 1903, este país conquistou o seu último título em 2015, 79 anos depois da vitória anterior.

2 – Austrália

Com vinte e oito vitórias na competição, a Austrália aparece na segunda posição deste ranking e com mais títulos que os últimos três países juntos! Quatro dos seus títulos foram conquistados enquanto Australásia, sendo também quatro os títulos que faltam a este país para empatar com o recordista desta competição.

1 – Estados Unidos da América

Indiscutivelmente isolados na primeira posição estão os Estados Unidos da América, com um total de trinta e duas vitórias, sendo também os vencedores da edição inaugural da competição em 1900, vencendo o Reino Unido sem grandes dificuldades. Apesar de ser a equipa com mais títulos, está sem sentir o sabor da vitória desde 2007, o maior período de seca do país sem vitórias nesta final, apenas comparável com o espaçamento entre os títulos de 1926 e 1937. Ainda assim, durante esses anos, os Estados Unidos foram finalistas algumas vezes, algo que não aconteceu de todo durante estes últimos 11 anos.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: