Skip to content
Anúncios

Seis fenómenos naturais impressionantes

Seis fenómenos naturais impressionantes - Cultura de Algibeira

Apesar dos seres humanos habitarem em larga escala a Terra, a verdade é que muitas coisas que acontecem neste planeta fogem ao seu controlo. Um exemplo disto, são eventos naturais como furacões ou sismos e, por vezes, outros acontecimentos menos destrutivos mas igualmente impressionantes. E é destes que vamos falar hoje!

1 – Lava azul

Por muito habituado que estejas a que a lava seja laranja, existe um local na Indonésia em que a lava assume tons azulados. Falamos da Cratera de Fogo Azul na região de Ijen, resultado de gás sulfúrico em chamas, com temperaturas que chegam quase aos 600 graus centígrados. Um fenómeno visualmente único!

2 – Lago Natron

Da Indonésia passamos para a Tanzânia, onde encontrado um lago salgado que dá pelo nome de Natron. Este lago tem um nível tão alto de pH (isto é, um potencial de hidrogénio) que o tornam alcalino e faz com que qualquer animal que toque no mesmo calcifique e fique eternamente petrificado. Isto tem tanto de impressionante como assustador!

3 – Deserto de Atacama

Situado maioritariamente no Chile, o Deserto de Atacama é o deserto situado a maior altitude de todo o planeta e estende-se ao longo de 1000 quilómetros. Ainda assim não é isso que o traz aqui! Apesar de ter um clima seco e variações de temperatura entre os 0 e os 40 graus centígrados, quando este deserto é afectado por fortes chuvas dá lugar a um autêntico jardim repleto de flores.

4 – Aurora Polar

Seria impossível deixar as auroras polares de fora desta lista! Dispensam quaisqueres apresentações, embora sejam maioritariamente conhecidas por auroras boreais ou auroras austrais, dependendo do hemisfério em que nos encontremos. Como assim? No hemisfério Norte, este fenómeno é chamado de aurora boreal em homenagem aos deuses Aurora e Bóreas que são, respecitvamente, a deusa romana do amanhecer e o deus grego dos ventos do Norte. Já no hemisfério Sul, James Cook baptizou-as de auroras austrais apenas por acontecerem do lado Sul do planeta, já que austral é um adjectivo que representa que algo é do Sul. Mas seja no Norte ou no Sul, Boreal ou Austral, estamos a falar de um dos fenómenos mais impressionantes do nosso planeta.

5 – Tempestade de Catatumbo

Na Venezuela, ao longo do rio Catatumbo, existe um fenómeno difícil de explicar. Devido a condições atmosféricas únicas no planeta, durante cerca de 160 noites por ano, esta região é afectada por trovoada constante. Ao longo de todo o ano, são emitidos mais de um milhão de relâmpagos, tendo-se tornado uma atracção turística devido à sua peculiaridade.

6 – Brilho Verde

Alguma vez, ao pôr do sol, viste uma luz verde no horizonte? Pensavas que isso poderia ser um OVNI? Lamentamos desiludir-te, mas estavas a presenciar um raro fenómeno que está ligado à refracção da luz solar. Caso não saibas do que estamos a falar, deixamos aqui um vídeo para que o possas ver.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: