Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dezassete países com apenas uma fronteira

Os dezassete países com apenas uma fronteira Cultura de Algibeira

Quando pensamos no globo, imaginamos a maioria dos países a ter múltiplas fronteiras, estando quase todos rodeados de imensos países. Ainda assim, existem vários países que contrariam esta ideia, pelo que hoje vamos olhar aos dezassete que apenas têm um país vizinho. Será que consegues adivinhar todos?

1 – Brunei

Começamos esta nossa viagem na Ásia, num pequeno país chamado Brunei. Localizado no norte da ilha de Bornéu, este país tem a Malásia como seu único vizinho, motivo pelo qual está então nesta lista.

2 – Canadá

Damos o salto para o continente americano e bem para norte, onde temos o Canadá como segundo país da lista. Apesar deste país ter duas zonas fronteiriças diferentes, ambas são com os Estados Unidos da América, sendo o Canadá assim parte do restrito grupo de países com apenas uma fronteira.

3 – Dinamarca

Também na Europa existem países que apenas têm uma fronteira. Mais do que um! Mas, para começar, vamos até à Dinamarca, país que apenas faz fronteira com um dos mais poderosos países do mundo, a Alemanha.

4 – República Dominicana

Voemos até às Caraíbas, para conhecer a República Dominicana! Fazendo fronteira com o Haiti, estes dois países partilham uma ilha entre si, com o lado Este dessa ilha a ser então a República Dominicana.

5 – Gâmbia

Hora de passearmos até África, onde o Gâmbia junta-se a esta lista. O país é rodeado a Norte, Este e Sul pelo Senegal, país onde inicialmente decorria o famoso Rali Dakar até este ser mudado para a América do Sul.

6 – Haiti

Voltamos à ilha que já falamos anteriormente para adicionar o Haiti a esta lista e, como é óbvio, por ter a República Dominicana como seu único vizinho. E estes dois países não vão ser caso único nesta lista.

7 – Irlanda

Saltando de um caso de dois países vizinhos que só fazem fronteira um com o outro, passamos para um outro duo em que acontece o mesmo. Falando primeiro da Irlanda, este país que é sede de muitas das grandes empresas tecnológicas mundiais, faz apenas fronteira com o Reino Unido.

8 – Lesoto

De volta a África, voamos bem até ao sul do continente, onde encontramos o Lesoto. Sendo um país montanhoso e sem qualquer acesso ao mar, é rodeado a toda a sua volta pela África do Sul.

9 – Mónaco

O Principado do Mónaco aparece nesta lista face ao seu estatuto especial de cidade-estado soberana. O único país a fazer fronteira com este principado é França, país que representa a maioria dos residentes no Mónaco.

10 – Papua Nova Guiné

Na nossa lista segue-se um dos países com maior diversidade cultural do planeta, a Papua Nova Guiné. Fazendo apenas fronteira com a Indonésia, existem cerca de 850 línguas diferentes neste país, com 82% da sua população a viver em zonas rurais.

11 – Portugal

Como é óbvio, também nós fazemos parte desta lista! Como deves saber, apenas Espanha faz fronteira com o nosso país, Portugal, pelo que temos direito a pertencer a esta restrita lista.

12 – Qatar

Já no Médio Oriente, existe também um país que dá pelo nome de Qatar e que tem apenas um país a fazer fronteira consigo a toda a sua volta. É a Arábia Saudita, o maior país da região.

13 – San Marino

Situado na cordilheira montanhosa dos Apeninos, San Marino é o país que se segue nesta lista. Com cerca de 61 quilómetros quadrados e 30.000 habitantes, este pequeno país faz apenas fronteira com Itália.

14 – Coreia do Sul

Mudando agora o nosso foco para uma região muito falada nos últimos meses, a Coreia do Sul é o país que se segue nesta lista. Apesar de fazer apenas fronteira com a Coreia do Norte, esta é uma das fronteiras mais perigosas e mortíferas do planeta.

15 – Timor-Leste

Ainda na Ásia, temos Timor-Leste como mais um país que apenas faz fronteira com um outro. Tal como a Papua Nova Guiné, este país faz apenas fronteira com a Indonésia.

16 – Reino Unido

Quase já no fim desta lista, falamos do Reino Unido que, como já havíamos dito anteriormente, faz apenas fronteira com a Irlanda. No total desta lista, existem então dois duos de países com fronteiras exclusivas entre si.

17 – Cidade do Vaticano

Por fim, para fechar a lista, temos mais um estado soberano, desta feita, a Cidade do Vaticano. Fazendo fronteira a toda a sua volta com Itália, a residência do Papa garante assim o seu lugar na nossa lista de hoje.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: