Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os papas portugueses ao longo da história

Os papas portugueses ao longo da história - Cultura de Algibeira

Depois de termos falado de vencedores de Prémios Nobel portugueses, decidimos trazer até ti o nome de portugueses que também foram eleitos para algo… Neste caso, para um cargo religioso, já que vamos falar de papas. Tendo existido 266 papas ao longo da história, Portugal teve também representantes nacionais neste cargo e são eles que te vamos apresentar hoje.

1 – Papa Dâmaso I

Nascido em Guimarães ou em Idanha-a-Nova no longínquo ano de 305, Damasus foi o primeiro cidadão português que ostentou o título de papa. Apesar de nascido em território português, na altura o país estava integrado no Império Romano, pelo que o Papa Dâmaso I é apenas considerado como um papa português em retrospectiva. Damasus foi o 37º papa da história, sendo eleito para o seu pontificado a 1 de Outubro de 366, exercendo esse cargo durante 18 anos, até 11 de Dezembro de 384, dia em que morreu. E, ao contrário do que possas estar a pensar, este não foi eleito para o cargo através da típica votação que hoje em dia se vê no Vaticano! Para chegar a papa, Damasus enfrentou Ursino, o seu concorrente nas eleições, em batalhas sangrentas e que em alguns dias fizeram mais de cem mortos! No fim destas batalhas, Dâmaso I teve ainda de se defender das acusações de assassinato perante um Tribunal Imperial… Tudo coisas inimagináveis na sociedade actual!

2 – Papa João XXI

O segundo e último papa português da história nasceu com o nome de Pedro Julião Rebolo em 1925, na cidade de Lisboa. Melhor conhecido como Papa João XXI, este teve um pontificado com uma duração de apenas 8 meses, sendo o representante máximo da Igreja entre 20 de Setembro de 1276 e 20 de Maio de 1277, altura em que morreu com 62 anos. Apesar da curta duração do seu pontificado, João XXI fica marcado na história pela sua tentativa de reunir as Igrejas Grega e Ocidental, bem como pela tentativa de libertar a Terra Santa do povo turco. Também foi um impulsionador da reconciliação entre nações europeias, procurando unir o velho continente dentro do espírito da unidade cristã. Como curiosidade, face a um pontífice de carácter simples e humilde, João XXI foi uma das almas que Dante Alighieri decidiu colocar no Paraíso na sua famosa Divina Comédia. Além do seu lado religioso, João XXI foi ainda um médico, filósofo, teólogo, professor e matemático.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: