Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os vencedores portugueses do Prémio Nobel

Os vencedores portugueses do Prémio Nobel - Cultura de Algibeira

Os Prémios Nobel destinam-se a premiar as personalidades ou organismos que mais se destacaram ao longo do ano em diferentes categorias. Tendo tido a sua primeira cerimónia em 1901, são entregues prémios nas áreas da Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura, Paz e ainda um prémio em memória de Alfred Nobel. Ao longo da sua história, foram duas as pessoas de nacionalidade portuguesa que já receberam este prémio, sabes quem foram?

1 – António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz

O primeiro laureado português da história foi António Egas Moniz, vencendo o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1949. E antes de finalmente ganhar, já havia sido proposto por outras quatro vezes ao prémio, nos anos de 1928, 1933, 1937 e 1944. Para quem não conhece, Egas Moniz foi um médico português que dava cartas na área da neurologia e da investigação, tendo também o ensino, a política e a literatura como áreas em que desempenhou funções profissionais. O que o levou a vencer o Prémio Nobel? O seu trabalho com o fisiologista suíço Walter Rudolf Hess que veio desenvolver a prática da leucotomia pré-frontal, isto é, desenvolver as intervenções cirúrgicas ao cérebro. A leucotomia pré-frontal desenvolvida por Egas Moniz correspondia a um corte controlado de ligações na massa branca profunda dos dois lados do córtex pré-frontal do nosso cérebro e, muitas vezes, era confundida com a lobotomia, uma intervenção cerebral que provocava extensas lesões nos pacientes. Devido a esta confusão, muitos familiares de pacientes que eram submetidos a lobotomias manifestavam-se contra a atribuição deste prémio a Egas Moniz, motivo de controvérsia que sempre rodeou esta vitória.

2 – José de Sousa Saramago

Por fim, o mais recente vencedor do Prémio Nobel de nacionalidade portuguesa foi José Saramago, que foi distinguido na área da Literatura no ano de 1998, há vinte anos atrás. E sim, dissemos mesmo por fim, pois só existiram dois vencedores do Prémio Nobel no nosso país, o que não deixa de ser um motivo de relevo e orgulho. Receber prémios pelo seu talento para escrita não é algo estranho para Saramago, que antes de receber o Prémio Nobel já havia sido premiado com o Prémio Camões em 1995, considerado o título mais importante da literatura de língua portuguesa. Sendo ainda considerado como o principal responsável pelo reconhecimento da escrita em língua portuguesa a nível mundial, a comissão que o galardoou fê-lo através de elogios a “parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia”. E para o futuro, será que já se encontra entre nós o próximo português a ser premiado com um Nobel?

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: