Skip to content
Anúncios

As dez universidades mais antigas do mundo

As dez universidades mais antigas do mundo - Cultura de Algibeira

As universidades são consideradas, desde o seu surgimento, como o local onde as pessoas estudam com o objectivo de se especializar numa determinada área da ciência ou arte. Mas alguma vez te perguntaste quais são as faculdades mais antigas do mundo? Se pensaste na Universidade de Coimbra, estiveste lá perto, mas mesmo assim ela não entra nesta lista que te trazemos hoje.

10 – Universidade de Pádua

Abrimos este artigo em Itália, um país que ainda vamos visitar mais algumas vezes nesta lista. Fundada em 1222, a Universidade de Pádua continua a receber alunos nos dias de hoje, sendo mesmo considerada uma das mais importantes do país. Quanto aos seus cursos, são 13 ao todo, passando por Ciências Agrárias, Economia, Filosofia ou Medicina.

9 – Universidade de Montpellier

Seguimos viagem na Europa, em França, onde na cidade de Montpellier se encontra uma faculdade que foi fundada no ano de 1220. Esta faculdade deixou de existir como apenas uma no ano de 1970, altura em que foi dividida em três faculdades diferentes: Universidade Montpellier I, Université Montpellier II Sciences et Techniques, Université Paul Valéry Montpellier III.

8 – Universidade de Salamanca

Estudamos agora por um bocadinho em Espanha, onde a Universidade de Salamanca foi fundada no ano de 1218. Mantém-se activa até aos dias de hoje, sendo mesmo a faculdade mais antiga da Península Ibérica.

7 – Universidade de Cambridge

Já no Reino Unido, no ano de 1209, surgiu uma das mais conhecidas e cobiçadas universidades de todo o planeta. Falamos da Universidade de Cambridge, uma faculdade responsável pela educação superior de 82 vencedores do prémio Nobel, um recorde mundial!

6 – Universidade de Modena

De volta a Itália, desta feita na cidade de Modena, encontramos uma faculdade que foi fundada em 1175. Infelizmente, não esteve sempre operacional desde a sua fundação, já que em 1590 foi fechada por falta de dinheiro e apenas viria a reabrir em 1680.

5 – Universidade de Paris

Em 1170 foi fundada a Universidade de Paris na cidade de mesmo nome. Tal como a Universidade de Montpellier, esta faculdade já não existe como uma só, tendo sido dividida em 13 diferentes universidades aquando do seu 800º aniversário, em 1970.

4 – Universidade de Oxford

No quarto lugar desta lista encontra-se a faculdade mais antiga do Reino Unido e a eterna rival da Universidade de Cambridge. Falamos da Universidade de Oxford, uma instituição fundada em 1906 e composta por 38 faculdades. Tal como Cambridge, esta universidade também conta com múltiplos prémios Nobel entre os seus alumni, bem como primeiros-ministros britânicos.

3 – Universidade de Bolonha

Entramos no pódio ainda sem termos saído da Europa! De volta a Itália, vamos até à cidade de Bolonha, onde em 1088 foi criada a mais antiga universidade do continente europeu. Esta faculdade ainda se encontra activa, sendo a responsável pelo uso do termo universidade no sentido como o conhecemos.

2 – Universidade de Al-Azhar

É hora de partirmos para África, onde em plena cidade do Cairo, no Egipto, podemos encontrar a Universidade de Al-Azhar, fundada em 988. Estando anexa à Mesquita Al-Azhar, só em 1961 se começaram a ensinar assuntos não religiosos nesta faculdade.

1 – Universidade al Quaraouiyine

E a universidade mais antiga do mundo está situada na cidade de Fez, em Marrocos! Fundada em 859 e com um nome muito complicado de se pronunciar, a Universidade al Quaraouiyine não se fica só como a universidade mais antiga do mundo, já que a sua biblioteca é também considerada como a mais antiga ainda em actividade, contando com exemplares de livros e manuscritos árabes de elevada raridade.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: