Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os dez países mais antigos do mundo

Antigos II

Existem cerca de duas centenas de países ao redor do globo e, como é óbvio, nem todos surgiram ao mesmo tempo. Além disso, muitos têm vindo a sofrer alterações nas suas fronteiras ou questões de independência, pelo que não é assim tão raro ouvir falar do surgimento de novos países. No entanto, quais serão os mais antigos? Hoje olhamos a esta questão, mas num de dois prismas possíveis: os países mais antigos tendo por base a conquista da sua soberania actual. O que é que isto significa? Que exemplos de países como o Afeganistão, soberano pela primeira vez no ano de 3200 antes de Cristo, não vai por aqui aparecer, já que apenas em 1823 conquistou a sua soberania actual. A lista dos primeiros países do planeta fica para outro dia!

10 – Reino Unido

Abrimos esta lista na Europa e com o Reino Unido! Tendo 218 anos de idade no seu estado actual, este país começou como sendo múltiplos reinos, o Reino de Inglaterra e o Reino da Escócia, que em 1707 se juntaram e formaram a Grã Bretanha. A Grã Bretanha manteve-se então até 1800, altura em que se transformou no Reino Unido.

9 – Estados Unidos da América

Apesar dos Estados Unidos da América terem declarado a sua independência no famoso 4 de Julho de 1776, a verdade é que apenas alcançaram o seu estado de soberania actual em 1981. Porquê? Porque foi apenas nesse ano que os britânicos decidiram render-se e abandonar o país.

8 – Nepal

Terceiro país, terceiro continente diferente! Desta vez estamos na Ásia, onde em 1768 se criou o Nepal, autónomo desde o seu início e sem perder a sua soberania em algum momento da história. Um dos poucos casos assim na história!

7 – Omã

Continuamos pela Ásia nesta viagem, onde encontramos a Omã, um país que não sofre alterações à sua soberania desde 1743. Antes disso, este país pertencia à Pérsia, tendo até havido um período da sua história em que esteve sob comando português!

6 – Liechtenstein

O país europeu com um nome super complicado de se escrever é um dos outros poucos países que sempre foi autónomo desde que foi oficializado em 1719. Anteriormente, esta região pertencia à Confederação do Reno, resultando da união de Vaduz com Schellenberg.

5 – Butão

Estamos de regresso ao continente asiático para visitar um país que se encontra no seu actual estado de soberania desde 1634… Isso são quase 400 anos de idade! Este país alcançou esta soberania na Batalha dos Cinco Lamas, sendo que anteriormente se acredita que faria parte do Reino de Kamarupa.

4 – Suécia

Os países nórdicos também dizem presente nesta lista através da Suécia. Estando sob domínio da União de Kalmar entre 1397 e 1523, foi nesse mesmo ano que conquistou a sua independência e a manteve até aos dias de hoje. Caso te estejas a perguntar, a União de Kalmar refere-se a um período da história em que se deu a unificação dos reinos da Suécia, Dinamarca e Noruega.

3 – Espanha

É impressão nossa ou Espanha está sempre no pódio de todas as listas de países que fazemos? Aqui não é excepção e, estando no seu actual estado de soberania desde 1516, é sem dúvida um dos mais antigos do mundo. Caso te estejas a perguntar se não deveria ser uma data anterior, apenas nesse ano houve mesmo a união da Coroa de Castela com a Coroa de Aragão, formando então a Espanha que todos conhecemos.

2 – Portugal

Desta vez não lideramos o ranking mas ficamos bem perto! Vá, depende da perspectiva, mas já vais perceber porquê. Foi a 25 de Julho de 1139 que Portugal afirmou o seu estado de soberania actual, data de um dos confrontos mais marcantes da Reconquista Cristã: a Batalha de Ourique. Apesar do reino ser apenas oficialmente reconhecido em 1143, a verdade é que esta data marca o início do nosso país. E, se te estás a perguntar se o período de domínio espanhol não deveria ter reiniciado a contagem da idade de Portugal, a verdade é que não. Porquê? Porque Portugal apenas tinha o mesmo rei que Espanha, não eram considerados um só reino.

1 – São Marino

E o grande líder desta lista é São Marino, que mantém o seu estado actual de soberania desde 301! Sim, não nos enganamos, São Marino tem 1717 anos de idade, o que o torna no país mais antigo do mundo! Mas e se olharmos na perspectiva dos primeiros países a surgirem no mundo, será que este por cá se mantém? Fica atento!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: