Saltar para o conteúdo
Anúncios

A playlist de Mahatma Gandhi

A playlist de Mahatma Ghandi - Cultura de Algibeira

Depois de ontem termos dado atenção aos maiores filmes da história de Bollywood, hoje continuamos pela Índia mas para te trazer a playlist de uma das personalidades mais conhecidas daquele país. Ao ser um autêntico símbolo da paz e da compreensão entre povos, o facto de ter falecido em 1948 tornou o nosso trabalho de hoje mais difícil. Mas não impossível!

1 – Narsinh Mehta – Vaishnava Jana To

Esta playlist abre com uma canção religiosa escrita já no século XV, sendo uma das mais importantes da cultura hindu. Conhecido como um bhajan, isto é, uma canção religiosa ou espiritual, a Vaishnava Jana To fazia parte das orações diárias de Mahatma Gandhi.

2 – Hari Om Sharan – Ragupati Raghav Raja Ram

Continuamos com mais um bhajan, um segundo bhajan que se tornou muito popular através da sua utilização por parte de Mahatma Gandhi. Aliás, a popularidade destas duas primeiras canções que aqui partilhamos é prova do enorme poder de influência por parte do líder do movimento de independência da Índia.

3 – Rabindranath Tagore – Ekla Cholo Re

Mais de metade da lista completa com os três bhajans mais utilizados por Gandhi! Como seria de esperar, face à época em que viveu, o país onde nasceu e o estilo de vida pelo qual se regia, as músicas de origem religiosa e espiritual teriam de ser mesmo uma grande parte do que ouvia. Ainda para mais quando grande parte das tecnologias de difusão musical ainda não existiam durante a sua vida.

4 – Lata Mangeshkar – Allah Tero Naam

Prometemos que é o último bhajan desta lista! Não só porque não conseguimos encontrar mais nenhuma canção religiosa que tenha sido popularizada por Gandhi, mas sobretudo porque quisemos ter o desafio de pensar numa música da actualidade que estaria na playlist da nossa personalidade de hoje, caso o mesmo ainda estivesse vivo.

5 – Israel Kamakawiwo’ole – Somewhere Over The Rainbow

E esta foi a nossa escolha! Não conseguimos pensar em mais nenhuma música que nos transmitisse tanta paz no espírito, característica associada a Mahatma Gandhi! Mas e tu concordas com esta nossa perspectiva? Que música da actualidade imaginarias Gandhi a ouvir? Faz-nos saber nos comentários!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: