Skip to content
Anúncios

Os dez reinados mais longos de Portugal

Rei - II

Hoje decidimos voltar aos temas históricos e olhar à realeza portuguesa para perceber quais foram os reis que ocuparam o trono durante mais tempo. Será que os teus conhecimentos históricos te permitem adivinhar quem vai estar presente nesta lista ou será que vais aprender algo de novo hoje?

10 – D. Luís I

Abrimos a lista com um rei da quarta dinastia, D. Luís I, conhecido como o Popular. Nós temos de admitir que o nosso primeiro pensamento era o de listar apenas sete reis mas, ao vermos que D. Luís I estava na décima posição, não pudemos resistir ao aumentar o número de entradas nesta lista. Porquê? Porque este foi o rei responsável pela abolição da escravidão, da pena de morte e ainda responsável pela introdução do primeiro código civil do nosso país. A juntar a isto tudo, esteve no poder durante 27 anos e 342 dias.

9 – D. Afonso III

Com 31 anos e 43 dias de Reinado, D. Afonso III foi um dos primeiros reis de Portugal e um dos que teve um reinado mais longo. Conhecido como o Bolonhês, Afonso nem era esperado subir ao poder, uma vez que este era o segundo filho de Sancho II. De nem ser suposto ser rei a ser um dos monarcas com maior reinado!

8 – D. Afonso IV

De Afonso para Afonso, segue-se um reinado de 32 anos e 141 dias. D. Afonso IV, que iniciou o seu reinado em 1325, era conhecido como o Bravo e subiu ao trono por ser o único filho legítimo de D. Dinis I, com a sua esposa Isabel de Aragão. Apesar de não ser o filho favorito de D. Dinis I para ocupar o cargo, a verdade é que chegou mesmo ao poder e por lá ficou imenso tempo.

7 – D. João III

Nesta sétima posição temos o primeiro rei pertencente à segunda dinastia da coroa portuguesa. Com 35 anos e 180 dias de reinado, o Piedoso D. João III ascendeu ao trono com 19 anos de idade e a herdar um dos maiores impérios da história do nosso planeta.

6 – D. Maria I

Não esperavas ver uma rainha nesta lista? Surpresa! D. Maria I, que era tanto conhecida como a Piedosa como por a Louca, foi a primeira Rainha reinante de Portugal e conseguiu manter-se no poder durante 39 anos e 25 dias.

5 – D. Afonso V

Segue-se um rei com um reinado estranho! Ou melhor, dois reinados! Com um primeiro reinado entre 1438 e 1477, D. Afonso V deixou de ser rei entre 11 e 15 de Novembro desse último ano, para regressar ao poder até ao ano de 1481. Este foi então líder do nosso país durante 42 anos e 349 dias, mas alguém consegue-nos explicar o que aconteceu durante aqueles quatro dias de Novembro em 1477?

4 – D. João V

Voltemos à quarta dinastia onde D. João V, o Magnânimo, reinou por 43 anos e 234 dias. Sendo um rei com grande foco na projecção de Portugal como uma potência mundial, é impressionante ver o seu reinado ter durado tanto tempo, uma vez que desde muito jovem demonstrou ter uma saúde delicada.

3 – D. Dinis I

Entramos no pódio com o Lavrador D. Dinis I. Tendo reinado durante 45 anos e 326 dias, este é um dos reis mais conhecidos da nossa história, estando especialmente ligado à criação da primeira universidade portuguesa, bem como ao Pinhal de Leiria.

2 – D. Afonso I

Mais conhecido como D. Afonso Henriques, não só lhe bastou ser o primeiro rei da história do nosso país, como ainda queria ser o que tinha o maior reinado! E foi mesmo, durante mais de 200 anos! Com um reinado de 46 anos e 132 dias, apenas um outro homem lhe fez frente.

1 – D. João I

E o rei com o maior reinado da história de Portugal é mesmo o Mestre de Avis, D. João I. Sendo eleito rei após uma crise de sucessão no trono, D. João I abriu a segunda dinastia da história da nossa coroa com um reinado de 48 anos e 130 dias, um reinado que continuará por bater caso Portugal volte a adoptar uma monarquia.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: