Saltar para o conteúdo
Anúncios

Os nove prémios individuais de Eusébio

Os nove prémios individuais de Eusébio - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Foi a 5 de Janeiro de 2014 que faleceu um dos maiores nomes da história do desporto português: Eusébio da Silva Ferreira! Nascido em Lourenço Marques em 1942, o Pantera Negra é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol e hoje decidimos olhar para os nove prémios individuais que Eusébio recebeu ao longo da sua carreira. Assim sendo, fora desta lista ficam muitos dos galardões que recebeu já após terminar a prática do desporto.

1 – BBC Overseas Sports Personality of the Year

No ano de 1966 foram poucas as pessoas que não terminaram rendidas ao talento de Eusébio da Silva Ferreira nos relvados. Nem mesmo a BBC! A emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido organiza todos os anos uma gala dedicada a distinguir as personalidades do ano no desporto e Eusébio conseguiu conquistar os votos do júri no ano do mítico mundial para a selecção portuguesa. Ainda assim, o português teve de partilhar o prémio com Garfield Sobers, jogador de cricket natural de Barbados.

2 – Bola de Bronze do Campeonato do Mundo

Apesar deste título não existir aquando do Mundial de 1966, quando foi criado acabou por ser atribuído ao Pantera Negra. Como é, em parte, perceptível pelo nome do prémio, este galardão é atribuído ao terceiro melhor jogador do Campeonato do Mundo de futebol. Em jeito de curiosidade, o Bola de Ouro desse Mundial foi Bobby Charlton, que jogava por Inglaterra, a selecção da casa.

3 – Bota de Prata

Foram sete as vezes em que Eusébio venceu este prémio! Apesar de ser de prata, não significa que foi o segundo melhor: na realidade, este é o prémio que distingue o melhor marcador do campeonato nacional português, a Primeira Liga! Sendo o vencedor de forma consecutiva entre 1964 e 1968, o jogador do Benfica ainda juntou 1970 e 1973 à lista do seus anos como melhor goleador em Portugal.

4 – Futebolista Português do Ano

Se te dissermos que apenas por duas vezes Eusébio foi considerado o Futebolista Português do Ano, provavelmente vais começar a insinuar que os membros do júri seriam de outros clubes que não o Benfica e que não queriam reconhecer o valor do jogador português. Mas estás enganado! Simplesmente, o prémio foi criado apenas em 1970, tendo Eusébio sido o vencedor dessa edição e da de 1973.

5 – All-Star Team do Campeonato do Mundo

O Mundial de 1966 foi de sonho para Portugal e para Eusébio! Além de ter sido o primeiro Campeonato do Mundo da história do nosso país e de termos alcançado a medalha de bronze da competição, Eusébio fartou-se de somar prémios individuais. Além da Bola de Bronze e do prémio de que te vamos falar de seguida, o Pantera Negra foi ainda um dos escolhidos para a equipa de melhores jogadores do Campeonato do Mundo.

6 – Bota de Ouro do Campeonato do Mundo

Como garantir que ninguém se esquece da primeira participação de Portugal em fases finais do Campeonato do Mundo e do nome Eusébio da Silva Ferreira? Marcando nove golos ao longo da competição todos pelo Pantera Negra! O resultado? Melhor ataque da competição, maior goleador da competição e a Bota de Ouro desse campeonato a ir parar às mãos de Eusébio!

7 – Melhor marcador da Taça dos Clubes Campeões Europeus

Se a ideia é marcar golos, nada melhor que juntar Eusébio e Peyroteo numa só equipa! É que rivalidades de clubes à parte, são duas máquinas de golos! E Eusébio voltou a prová-lo ao ser por três vezes o melhor marcador da Taça dos Clubes dos Campeões Europeus, a actual Liga dos Campeões. Este feito foi alcançado em 1965, 1966 e 1968.

8 – Bota de Ouro

A Bota de Ouro Europeia foi criada para premiar o melhor marcador das ligas de futebol do velho continente e o primeiro vencedor foi nada mais, nada menos que Eusébio da Silva Ferreira! Com 43 golos marcados ao serviço do Benfica na temporada de 1967/1968, este foi mais que um justo primeiro vencedor deste galardão. O português viria ainda a ganhar este prémio na temporada de 1972/1973, embora já por várias vezes este título tenha vindo parar a jogadores da Primeira Liga Portuguesa ou a jogadores portugueses no estrangeiro.

9 – Bola de Ouro

E para o final deixamos a Bola de Ouro! Tendo sido vencida por apenas três jogadores portugueses em toda a história – Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo -, foi em 1965 que o Pantera Negra foi considerado como o melhor futebolista de todo o planeta. Infelizmente, apesar do ano incrível que teve, em 1966 Eusébio não foi capaz de revalidar o título, uma vez que o vencedor foi Bobby Charlton, o mesmo jogador que havia sido nomeado o melhor jogador do Campeonato do Mundo desse ano.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: