Skip to content
Anúncios

Os quinze aeroportos mais movimentados do mundo

Os quinze aeroportos mais movimentados do mundo - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Esta altura de Natal e passagem de ano é, sem dúvida, uma das mais movimentadas do ano no que a aeroportos diz respeito. Com famílias a irem de férias, pessoas a regressarem a casa para estar com os seus familiares e muitas encomendas a terem de ser entregues, os aeroportos não têm um segundo que seja para estarem parados! Mas alguma vez te perguntaste quais são os aeroportos mais movimentados do planeta? Então vais ficar hoje a saber, baseado nos dados que mais recentemente foram disponibilizados, os dados do ano de 2016.

15 – Guangzhou Baiyun International Airport

A nossa viagem pelos aeroportos globais inicia-se na China e vamos aqui voltar por diversas vezes ao longo desta lista! Situado na cidade de Guangzhou, localizada no Sudeste Chinês, este aeroporto tem viagens directas para todos os continentes do planeta e movimentou 59.732.147 passageiros em 2016.

14 – Istanbul Atatürk Airport

Em voo directo da China para a Turquia com quase doze horas de duração, paramos em Istambul, num aeroporto em que viajaram 60.248.147 passageiros ao longo de 2016. Sendo um dos principais aeroportos para fazer a ligação de voos entre os continentes europeu e asiático, não é de admirar o elevado tráfego que por lá se faz sentir.

13 – Frankfurt Airport

Numa viagem de três horas entre a Turquia e a Alemanha, encontramos o aeroporto seguinte da lista. Situado no centro da Europa, o Frankfurt Airport foi local de passagem de 60.786.937 passageiros em 2016, um número que representa bem a enorme dimensão desta estrutura!

12 – Amsterdam Airport Schiphol

A nossa viagem de Frankfurt a Amesterdão demora apenas uma hora, pelo que mal tivemos tempo de sequer usufruir da refeição a bordo! Mas não só nós aterramos no Amsterdam Airport Schiphol, já que foram 63.625.534 os passageiros a passarem por este aeroporto em 2016, visitando uma das cidades que mais estão em moda para turistas.

11 – Dallas/Fort Worth International Airport

Infelizmente não temos voo directo de Amesterdão para este aeroporto, pelo que a nossa viagem leva mais de treze horas a terminar! Ainda assim, o Dallas/Fort Worth International Airport que fica situado no Texas é mesmo dos maiores aeroportos do mundo, tendo servido 65.670.697 passageiros em 2016.

10 – Charles de Gaulle Airport

Temos agora nove horas de viagem para regressar à Europa, mais concretamente a Paris, onde iremos aterrar no Charles de Gaulle Airport. Mesmo com as recentes situações de terrorismo que se presenciaram na capital francesa, não deixaram de passar por este aeroporto 65.933.145 pessoas, colocando-o entre os dez mais movimentados do mundo.

9 – Shanghai Pudong International Airport

Voltemos à China, desta vez num voo de doze horas com destino à cidade de Shanghai. Tendo quarenta quilómetros quadrados, o Shanghai Pudong International Airport é apenas um dos dois aeroportos da cidade e, sozinho, foi palco de passagem de 66.002.414 passageiros no ano de 2016.

8 – Hong Kong International Airport

Os voos curtos estão de volta, com apenas duas horas a separarem Shanghai de Hong Kong! Sendo um dos principais destinos de negócios do planeta, a verdade é que este aeroporto também serve como um centro regional de comércio transcontinental e como centro de escalas para voos com destino à Ásia. Foram 70.314.462 pessoas que em 2016 tiveram a oportunidade de conhecer este aeroporto.

7 – Heathrow Airport

O nosso último destino europeu do dia fica em Londres e separado de Hong Kong por treze horas de voo. E não é de admirar que o Heathrow Airport esteja nesta lista, quando Londres é um dos principais destinos de turistas de todo o mundo e quando este aeroporto se encontra também estrategicamente posicionado no que diz respeito às escalas entre diferentes países e continentes. Os 75.715.474 passageiros que o visitaram em 2016 são prova disso.

6 – O’Hare International Airport

Chicado é o nosso próximo destino, com um voo de nove horas a nos levar até ao O’Hare International Airport. Com 78.327.749 passageiros a passarem por este aeroporto no ano de 2016, este aeroporto está bem posicionado na lista mas, durante muitos anos, este era o aeroporto mais movimentado do mundo. O que aconteceu? Em 1998, com o objectivo do governo americano de reduzir os atrasos dos aviões, a quota de voos que podiam ser operados neste aeroporto foi reduzida, fazendo-o perder esse estatuto. Ainda assim, no ano de 2014, chegou a ser o aeroporto com maior número de aterragens e descolagens do mundo, um título que viria a perder logo no ano seguinte.

5 – Tokyo International Airport

Como apaixonados pelo Japão que somos, nada nos impede de entrar agora num voo de mais de treze horas em direcção ao Tokyo International Airport. Sendo um dos principais pólos de viagem do continente asiático, este aeroporto foi ponto de passagem de 79.699.762 passageiros durante o ano de 2016.

4 – Los Angeles International Airport

Está na hora de voltar aos Estados Unidos outra vez! Com dez horas de voo pela frente, desta vez aterramos no Los Angeles International Airport, o único aeroporto do mundo que serve de sede para cinco das principais companhias aéreas do mundo! Mesmo que não tenhas sido um dos 80.921.527 passageiros que por aqui passaram em 2016, de certeza que conheces este aeroporto por já o teres visto em inúmeros filmes de Hollywood, dada a sua proximidade.

3 – Dubai International Airport

Preparado para dezasseis horas de voo? É que agora temos como destino o Dubai International Airport, no Médio Oriente! Esta ligação directa ocorre apenas uma vez por dia, mas são muitos os voos que partem tendo este aeroporto como destino todos os dias. Prova disso são os 83.654.250 passageiros que por lá passaram.

2 – Beijing Capital International Airport

Voemos até à China por uma última vez neste dia de hoje, já que estamos apenas separados por cerca de oito horas da sua capital. O Beijing Capital International Airport consegue o segundo lugar do pódio por larga margem, tendo visto passar 94.393.454 passageiros mas, o mais assustador, é que ainda perde o primeiro lugar por uma enorme diferença!

1 – Hartsfield–Jackson Atlanta International Airport

Por incrível que pareça, não existe nenhum voo directo entre os dois aeroportos mais movimentados do planeta, o que nos leva a demorar cerca de dezassete horas até aterrar no nosso último destino. Sendo o aeroporto mais movimentado do mundo desde 2000, no ano passado foram 104.171.935 passageiros que passaram pelo Hartsfield–Jackson Atlanta International Airport nas suas viagens. Será que este aeroporto foi capaz de manter o título durante este ano? Em breve saberemos!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

4 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: