Skip to content
Anúncios

Os seis títulos europeus de Telma Monteiro

Os seis títulos europeus de Telma Monteiro - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Telma Monteiro é uma das principais atletas portuguesas, sendo mesmo a judoca mais medalhada de toda a história do judo português. Com um currículo internacional de fazer inveja a qualquer pessoa, sendo medalhada em campeonatos da Europa, do Mundo e até em Jogos Olímpicos, decidimos hoje recordar os títulos europeus que conquistou enquanto sénior. Porquê? Porque hoje é o seu aniversário e, desde já, ficam aqui os nossos votos de parabéns para a Telma! E se pelas tuas contas devíamos falar de apenas cinco títulos e não seis, nós já te explicamos de onde aparece o sexto título!

1 – Campeonato Europeu de Judo em Tampere, 2006

A história dourada de Telma Monteiro começou bem a Norte, na cidade de Tampere, considerada a segunda cidade mais importante da Finlândia. A competir na categoria de -52 kg, a judoca venceu a competição e juntou este resultado ao título de campeã europeia sub-23 nesse mesmo ano! Duplamente campeã europeia no seu último ano a participar em competições sub-23, a judoca portuguesa chegou mesmo a ser a número 1 do ranking mundial de judo na sua categoria de peso.

2 – Campeonato Europeu de Judo em Belgrado, 2007

Passou-se apenas um ano até ao título seguinte de Telma Monteiro, tornando-se bicampeã europeia de judo, ainda na categoria de -52 kg. Desta feita, o título foi alcançado na capital da Sérvia, em Belgrado. O ano de 2007 fica também marcado para Telma Monteiro como o ano em que alcançou a sua primeira de quatro medalhas de prata em Campeonatos do Mundo de Judo, uma das poucas competições em que ainda não foi capaz de conquistar o ouro.

3 – Campeonato Europeu de Judo em Tbilisi, 2009

Antes de passarmos a este título, é importante referir que entre 2004 e 2014, só por uma vez, em 2008, a atleta lisboeta não alcançou uma medalha no Campeonato Europeu! Num ano em que apostava tudo nos Jogos Olímpicos e que pode ser considerado dos anos mais difíceis da sua carreira: passou pela morte do seu treinador, por uma lesão, pela decepção consigo mesma pelo resultado dos Jogos Olímpicos, problemas com o seu agente… Foi um mau ano. Mas como é que Telma respondeu? Tornou-se novamente Campeã da Europa em 2009, desta feita na Geórgia e numa nova categoria de peso, a dos -57 kg! E esta pequena mudança deu origem a ainda mais medalhas, inclusive mais uma medalha de prata nos Campeonatos do Mundo desse ano.

4 – Campeonato Europeu de Judo em Chelyabinsk, 2012

Passaram-se três anos até um novo título europeu sorrir a Telma Monteiro. Depois de um bronze em 2010 e prata em 2011, foi na cidade russa de Chelyabinsk em 2012 que a judoca lusa voltou a mostrar que era a melhor atleta da categoria de -57kg, conquistando o seu quarto título europeu da carreira! E com certeza que Telma Monteiro tem muito boas recordações desta cidade, já que em 2014 foi também aqui que conquistou a sua última medalha de prata em Campeonatos Mundiais até este momento.

5 – Campeonato Europeu de Judo em Varsóvia, 2014

E o último título de campeã europeia de Telma Monteiro foi alcançado na Polónia, numa competição organizada na cidade de Varsóvia em 2014! Novamente alcançado na categoria de -57 kg, foi mais um título que permitiu cimentar o seu nome como uma das maiores atletas da modalidade. Mas nós só falamos de cinco títulos até agora, quando no título prometemos seis… Qual foi o seguinte?

6 – Jogos Europeus de Baku, 2015

Para algumas pessoas, os Jogos Europeus estão mais aproximados dos Jogos Olímpicos do que propriamente um Campeonato da Europa mas não deixa de ser uma competição disputada entre os melhores atletas da Europa! Com a edição inaugural desta competição a acontecer na cidade de Baku em 2015, não havia melhor maneira para Telma ficar eternizada na história dos Jogos do que ser a primeira medalhada de ouro da sua categoria nesta competição. E foi isso que fez! E, mais uma vez, resta-nos deixar os parabéns a Telma Monteiro por este seu 32º aniversário e por uma carreira brilhante desde que se iniciou na modalidade!

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: