Saltar para o conteúdo
Anúncios

O que é o Pancha Ganapati?

O que é o Pancha Ganapati? - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Como prometido no nosso artigo sobre o Hanukkah, hoje vamos abordar mais uma das festividades que existem nesta época do ano: o Pancha Ganapati. Iniciando-se hoje, este é um festival hindu semelhante ao nosso Natal. Pronto para esta viagem pelo hinduísmo?

1 – Duração do evento

À semelhança do Hanukkah, este é um evento de múltiplos dias. Tendo a duração de cinco dias, o Pancha Ganapati decorre todos os anos entre os dias 21 e 25 de Dezembro, sendo que cada um desses dias tem um objectivo diferente dos outros, sendo até representados por cores.

2 – Origem

O Pancha Ganapati é um festival bem recente! Criado pelo homem conhecido como Sivaya Subramuniyaswami em 1985, esta festividade originou-se com o objectivo de ser a alternativa hindu ao Natal cristão. Por muito que possas estar a pensar que aquele senhor nasceu na Índia, ele nasceu na Califórnia, apenas adoptou a religião hindu desde novo e aos vinte anos mudou-se para a Índia e para o Sri Lanka. Apesar do propósito com que foi criado, cada um dos dias deste evento tem como objectivo unir as famílias em volta da disciplina espiritual.

3 – A deusa homenageada

Tal como o Hanukkah e o Natal, este evento não é festejado em vão. Neste caso, o Pancha Ganapti decorre em homenagem à deusa Ganesha, considerada a deusa dos novos começos. As pessoas constroem um altar totalmente decorado e dedicado a esta deusa na sala principal da sua casa, estando uma estátua ou foto de Ganesha situada no centro do altar. Todos os dias a decoração deste altar é mudada, mas já lá vamos!

4 – As oferendas a Ganesha

Todos os dias, as crianças das famílias preparam e oferecem a Ganesha uma bandeja de doces, frutas e incenso. Durante estas oferendas, são cantadas diferentes canções e bhajanas, isto é, canções relacionadas com o tema espiritual e religioso. No fim de todo este ritual, conhecido como puja, ocorre a prasāda: a partilha da comida oferecida a Ganesha entre toda a família. Ao longo destes dias também são acumulados presentes debaixo deste altar que são destinados às crianças mas que apenas os podem abrir no fim do quinto dia. O objectivo destes presentes é serem algo dentro das possibilidades das famílias e com um significado, procurando promover a cultura hindu e não o consumismo associado ao Natal.

5 – As cores dos cinco dias

Os cinco dias de Pancha Ganapati estão divididos por cores e lembras-te de há pouco termos dito que a decoração do altar é mudada todos os dias? Pois bem, o altar tem as cores da sua decoração mudadas conforme as cores do dia do festival em que se encontram. O primeiro dia é o Dia Dourado, sendo o dia em que se monta o altar e tendo este dia o objectivo de criar o sentimento de amor e harmonia entre os membros da família; o segundo dia é o Dia do Azul Real, focado no amor e harmonia entre vizinhos e amigos; o terceiro dia é o Dia Vermelho Rubi, dedicado ao amor e harmonia entre colegas de negócios; o quarto dia é o Dia Verde Esmeralda e é utilizado para criar a vibração de alegria e harmonia causada por estar em contacto com arte como música, teatro ou dança; por fim, o quinto dia, é o Dia do Laranja Brilhante e tem o objectivo de desenvolver o amor em todos os três mundos que existem na cultura hindu.

6 – A popularidade do festival

O facto de ser um festival criado muito recentemente, faz com que este festival ainda não seja praticado por todos os hindus do planeta. Aliás, este evento é mesmo muito pouco popular na cultura hindu asiática, estando mais presente em países ocidentais. No entanto, popular ou não, achamos que seria interessante apresentar-te o Pancha Ganapati, mais um dos muitos eventos religiosos que decorrem no planeta inteiro nesta altura do ano.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: