Saltar para o conteúdo
Anúncios

Cinco correlações bizarras mas reais

Cinco correlações bizarras mas reais - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Provavelmente ouviste dizer na escola que as correlações não significam, necessariamente, causalidade, certo? Para provar este ensinamento, hoje decidimos trazer até ti cinco correlações bizarras… Sim, bizarras e já vais perceber porquê!

1 – O consumo de queijo per capita vs Número de pessoas que morreram enroladas nos lençóis

Cinco correlações bizarras mas reais - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Entre os anos 2000 e 2009, registou-se uma correlação de 94,71% entre a consumo de queijo por pessoa e o número de pessoas que morreram enroladas nos seus lençóis. Caso as correlações implicassem causalidade, neste momento estaríamos já a sugerir ao Governo a proibição do consumo de queijo!

2 – Receita gerada por máquinas de jogos vs Doutoramentos atribuídos em Ciência da Computação nos Estados Unidos da América

Cinco correlações bizarras mas reais - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Mais um estudo de nove anos a provar uma correlação engraçada mas não causal. Com um nível de correlação de 98,51%, parece quase certo que quanto mais dinheiro é gasto em salões de jogos com as suas máquinas de arcada, maior o número de doutorados nos Estados Unidos da América nesta área em específico. Nem queremos imaginar as filas quando esta correlação se tornar conhecida!

3 – Consumo de queijo mozarella per capita vs Doutoramentos atribuídos em Engenharia Civil

chart (3)

Mantendo o foco no número de novos doutoramentos, podemos também perceber uma ligação entre a quantidade de mozarella que as pessoas consomem e o número de doutorados em engenharia civil. A correlação é de 95,86%! Isto é tão confuso, nesta altura já não sabemos se havemos de proibir o consumo de queijo ou incentivar o seu consumo…

4 – Importação de petróleo dos Estados Unidos da América à Noruega vs Condutores mortos em colisões com comboios

chart (4)

Sempre ouviste dizer que o petróleo está a destruir o nosso planeta, certo? Isso é verdade, mas não é só isso que faz! Pelos vistos, a simples importação de petróleo por parte dos Estados Unidos da América à Noruega origina um maior número de acidentes, com mais condutores a terem colisões fatais com carruagens de comboios. Uma correlação de 95,45%, os números não mentem!

5 – Número de pessoas que se afogaram em piscinas vs Número de filmes em que Nicolas Cage aparece

Cinco correlações bizarras mas reais - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolso, Cultura

Quem diria que a culpa das pessoas morrerem em piscinas é de Nicolas Cage? Mais uma vez, os números não mentem! Apesar de ser uma correlação mais baixa que as outras, ficando-se pelos 66,6%, não deixa de ser um valor forte de correlação! Está na altura da reforma Nicolas Cage, por um bem maior!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: