Saltar para o conteúdo
Anúncios

Nove curiosidades sobre Ayrton Senna

Nove curiosidades sobre Ayrton Senna - Cultura de Algibeira, Algibeira, Bolsos, Cultura

Apesar de termos origem portuguesa, hoje vamos dar atenção ao Brasil, um país de onde são originários muitos dos leitores habituais do Cultura de Algibeira. E o artigo de hoje é centrado em Ayrton Senna! Mas porquê? Porque foi a 7 de Novembro de 1993 que aquele que é considerado o melhor piloto da história da Fórmula 1 alcançou a sua última vitória da carreira. Passados vinte e quatro anos desse momento na Austrália, hoje vamos então conhecer melhor o rei do desporto mais rápido do planeta!

1 – O mítico capacete

Ayrton Senna corria todas as provas em que participava com um capacete pintado com as cores do Brasil: verde e amarelo. O piloto optou por esta tradição depois de ter participado no Campeonato Mundial de Kart em 1978, que exigia que os participantes tivessem as cores da sua nação no capacete.

2 – O acidentado Grande Prémio de San Marino

Apesar de não ser uma curiosidade directa sobre Ayrton Senna, não foi só o piloto brasileiro que faleceu em corrida no trágico Grande Prémio de San Marino de 1994. Ao longo de três dias de competição, registaram-se dois mortos e um acidente grave! Dois dias antes da prova que ditou a morte de Ayrton Senna, o também brasileiro Rubens Barrichello sofreu um acidente, com o seu carro a voar contra as barreiras, mas com o piloto a sair quase ileso. Já no dia anterior à morte de Senna, no treino de qualificação, Roland Ratzenberger viria a falecer após um embate contra um muro a 315 quilómetros por hora! Por fim, no dia de prova, Ayrton Senna perdeu o controlo do carro e embateu contra o muro de cimento que o viria a vitimar. Todos estes acidentes levaram à reformulação deste desporto, de forma a torná-lo mais seguro para os atletas.

3 – O piloto da Força Aérea

Além de pilotar carros de Fórmula 1 como ninguém, Ayrton Senna recebeu o título de piloto de caça honorário da Força Aérea Brasileira em 1987. Como forma de retribuir esta homenagem, o piloto colou o símbolo do Esquadrão do Primeiro Grupo de Caça ao seu capacete de corrida.

4 – Piloto de poucos amigos

O piloto natural de São Paulo disse por diversas vezes que era difícil manter amizades num mundo tão competitivo como o da Fórmula 1. Este era o motivo que levava Ayrton Senna a tratar os restantes pilotos por colegas de profissão ao invés de amigos. Aliás, o ser chamado de amigo foi um título que apenas pessoas como Gerard Berger, seu colega de equipa na McLaren, tiveram o privilégio de receber.

5 – A conduzir desde criança

O amor pela condução começou desde muito jovem quando, com apenas 4 anos, o seu pai construiu um kart para Ayrton Senna. A principal curiosidade sobre este kart prende-se com o seu motor, que era o motor de um cortador de relva.

6 – O funeral de uma lenda

Ayrton Senna teve direito a um Funeral de Estado, com o Governo Brasileiro a declarar três dias de luto pela morte do piloto. Cerca de 250 mil pessoas assistiram ao velório da lenda brasileira, com mais de 1 milhão de pessoas a se dirigirem às ruas para formar um cordão humano durante o cortejo do caixão do piloto.

7 – O piloto sem travões

A 9 de Abril de 1982 o piloto brasileiro acabou por conseguir uma das mais inacreditáveis vitórias da sua carreira! Ainda antes de ser corredor de Fórmula 1, Ayrton Senna estava a correr em Snetterton quando, ainda na primeira volta, percebeu que tinha um problema com os seus travões da frente e não os poderia utilizar ao longo da corrida. Só a usar os travões traseiros, o brasileiro conseguiu acelerar para a vitória e, quando contou a história aos seus mecânicos, ninguém quis acreditar! Até que estes foram sentir os discos de travão e estes se encontravam frios, sinal da sua não utilização.

8 – Vitorioso no circuito da morte

Em 1988, Ayrton Senna mudou-se da equipa Lotus para a McLaren, equipa que viria a representar até 1993, o ano anterior ao da sua morte. E onde é que Ayrton Senna alcançou a sua primeira vitória pela McLaren? Em San Marino, o mesmo autódromo que, seis anos mais tarde, lhe viria a tirar a vida e onde o piloto brasileiro partia em busca da sua primeira vitória na Williams.

9 – Uma vitória bem portuguesa!

Sabes onde é que Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória enquanto piloto de Fórmula 1? Isso mesmo, em Portugal, no Autódromo do Estoril! Correndo ao serviço da equipa Lotus, foi a 21 de Abril de 1985 que o piloto conseguiu alcançar esta que foi a primeira de 41 vitórias ao longo da sua carreira!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: