Saltar para o conteúdo
Anúncios

Oito curiosidades sobre o Día de los Muertos

Oito curiosidades sobre o Dia de los Muertos Cultura de Algibeira

Entre a noite de 31 de Outubro e o dia 2 de Novembro, celebra-se no México um dos seus festivais culturais mais famosos: o Día de los Muertos! Sendo uma celebração de homenagem às pessoas que já faleceram e com origens ancestrais, decidimos que hoje era o dia de te dar a conhecer algumas curiosidades sobre este ritual.

1 – O motivo dos festejos

Um pouco ao redor de todo o globo festejam-se dias de homenagem às pessoas que já partiram durante o início de Novembro: por exemplo, em Portugal temos o Dia de Todos os Santos a 1 de Novembro e no Brasil existe o Dia de Finados a 2 de Novembro. No caso do Día de los Muertos, a crença popular mexicana é que os espíritos dos mortos têm permissão divina para visitar os seus parentes e amigos, daí a extensão deste festival.

2 – Património Imaterial da UNESCO

Foi a 7 de Novembro de 2003 que a UNESCO decidiu distinguir o Día de los Muertos como Obra Mestra do Património Oral e Intangível da Humanidade. Por outras palavras, Património Imaterial da UNESCO! Nesta cerimónia realizada em Paris, o festival foi descrito como uma das representações mais relevantes da cultura mexicana, bem como uma das tradições mais antigas do planeta e que deve ser preservada para combater a crescente comercialização da data.

3 – Um festival ancestral

Existem relatos da realização deste festival já há mais de 3000 anos, sendo uma tradição das culturas astecas, maias, totonacas, purépechas e náuatles – cinco povos que habitavam o que hoje chamamos de México. Como era prática comum guardar os crânios de mortos como troféus, estes eram depois usados nos rituais do Día de los Muertos que duravam mais de um mês na altura!

4 – Altares de homenagem

Como forma de homenagear as pessoas que já partiram, as famílias costumam montar altares em memória dos seus entes queridos. Estes altares são depois decorados com fotos da pessoa que partiu, velas, frutas, flores e ainda figuras de vários santos.

5 – A evolução do festival

Apesar de ser uma cerimónia ancestral com uma origem indígena, o festival tem vindo a tornar-se cada vez mais uma festa comercial e que é explorada pelas diferentes marcas para aumentar as suas vendas. Também era habitual este ser um festival de família, em que todos se juntavam em memória dos falecidos mas, hoje em dia, já existem até cortejos em que as pessoas desfilam mascaradas, sobretudo de esqueletos.

6 – La Calavera Catrina

Apesar do Día de los Muertos ser originalmente presidido pela deusa Mictecacíhuatl, também conhecida como a Dama da Morte, a sua personagem foi sendo substituída ao longo dos anos por La Catrina. Representando o esqueleto de uma dama da alta sociedade, La Catrina é a esposa de Mictlantecuhtli, o Senhor do Reino dos Mortos. A personagem de La Catrina é também o principal disfarce utilizado pelas mulheres mexicanas ao longo destes dias.

7 – Activismo Social

O Día de los Muertos tem também sido usado ao longo dos anos para manifestações de activismo social em homenagem de mortos. Existem vários exemplos destas homenagens, destacando-se os anos de 1997, quando pessoas que trabalham na indústria do sexo juntaram-se em homenagem a todos os que morreram por consequência de infecção pelo vírus da SIDA e 2016, onde os manifestantes demonstraram a sua insatisfação com a violência contra as mulheres.

8 – Dia de los Muertos no cinema

O Día de los Muertos tem sido recentemente alvo de destaque no cinema internacional, destacando-se dois filmes de animação: The Book of Life e Coco. Ambos abordam a tradição de homenagear os mortos, contemplando mesmo uma visita ao Reino dos Mortos, com dois personagens que vão em busca dos seus sonhos. Vemo-nos no cinema?


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: