Skip to content
Anúncios

Os seis campeonatos do mundo da selecção portuguesa

Mundial II

A selecção portuguesa de futebol conquistou ontem a qualificação para a sua sétima participação num campeonato do mundo de futebol e, em forma de festejo por este feito, hoje decidimos relembrar a história de Portugal nas seis edições em que já participou previamente. Apesar de nunca ter conquistado nenhum mundial, desta vez a selecção das quinas parte para a competição como detentora do título de campeã europeia.

1 – Campeonato do Mundo de 1966 em Inglaterra

Tudo começou na década de 60, quando a nossa selecção contava com Eusébio na frente de ataque. Indo até às meias finais, onde perdemos contra Inglaterra, a anfitriã e campeã desse mundial, Portugal conseguiu ainda conquistar a medalha de bronze da competição frente à União Soviética. Além do bronze, Portugal ainda veio para casa com o melhor ataque e com o melhor marcador do torneio: 9 golos, todos eles marcados por Eusébio da Silva Ferreira.

2 – Campeonato do Mundo de 1986 no México

Passaram vinte anos entre a primeira e a segunda presença portuguesa num campeonato do mundo de futebol! Com uma selecção totalmente diferente, Portugal começou por vingar a derrota face a Inglaterra no mundial anterior mas, a partir daí, somou duas derrotas e foi eliminado. Este mundial fica também marcado por uma greve aos treinos por parte dos atletas portugueses por não concordarem com os prémios que recebiam por jogo.

3 – Campeonato do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão

Foram necessários mais 16 anos para Portugal voltar a sentir a experiência de participar num campeonato do mundo. E foi uma experiência que, mais uma vez, não correu de feição à nossa selecção. Apesar de conquistar uma vitória frente à Polónia, as derrotas contra os Estados Unidos e Coreia do Sul ditaram a eliminação da competição. Este mundial ficou marcado para a nossa selecção como o mundial da agressão de João Pinto a um árbitro.

4 – Campeonato do Mundo de 2006 na Alemanha

Quatro anos depois, Portugal regressou a um mundial e provou que as coisas nos correm melhor quando jogamos no velho continente. Sendo a primeira vez que a selecção conseguiu qualificar-se consecutivamente para um mundial, Portugal foi apenas eliminado nas meias finais pela selecção francesa. Ainda assim, desta vez não alcançamos o terceiro lugar, já que perdemos frente à Alemanha na disputa pelo bronze.

5 – Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul

Mais quatro anos, mais um mundial! E, pela primeira vez, Portugal foi capaz de ultrapassar a fase de grupos ao jogar fora do continente europeu! Apesar de ter sido eliminada logo nos oitavos de final pelos vencedores, Espanha, o nosso conjunto conseguiu mesmo ter o melhor ataque e defesa da competição. O facto curioso? Os sete golos que garantiram a Portugal o título de melhor ataque foram todos marcados num só jogo, contra a selecção da Coreia do Norte.

6 – Campeonato do Mundo de 2014 no Brasil

Por fim, o quarto mundial consecutivo da nossa selecção, uma competição que foi disputada num dos países que nos é mais querido. Ainda assim, nem o facto de falarmos a mesma língua que os anfitriões foi suficiente para ultrapassar a fase de grupos onde Portugal perdeu com a Alemanha, empatou com os Estados Unidos e venceu o Gana. Será que Portugal voltará aos grandes momentos no mundial de 2018 na Rússia?


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: