Skip to content
Anúncios

Cinco coisas que não sabes sobre buracos negros

Buracos - II

Depois de ontem termos tido um artigo focado num local muito específico do planeta Terra, hoje entramos no nosso foguetão em direcção ao espaço. O nosso destino? Buracos negros e os seus mistérios!

1 – Os buracos negros são invisíveis

gn

O quê? Os buracos negros não são negros? Lamentamos desiludir-te, mas não são mesmo! Se prestaste atenção às tuas aulas de educação visual, deves lembrar-te que apenas existe cor na existência de luz. Devido à grande intensidade gravitacional que existe num buraco negro, nada consegue escapar do mesmo, nem mesmo a luz. O resultado? É impossível observar um buraco negro mas, no entanto, é possível ver os seus efeitos nos objectos à sua volta.

2 – Os buracos negros consomem-se uns aos outros

Cinco coisas que não sabes sobre buracos negros - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Sim, é verdade! Buracos negros, mesmo a milhares de milhões de quilómetros de distância vão-se aproximando até ao ponto em que colidem e se consomem um ao outro. E, com eles, levam tudo o que existe à sua volta.

3 – Em teoria, podemos criar buracos negros no planeta Terra

Cinco coisas que não sabes sobre buracos negros - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Já ouviste falar do Grande Colisor de Hadrões do CERN, certo? Sim, esse mesmo, o maior acelerador de partículas do mundo! Em condições muito específicas, os cientistas poderão ter a sorte de conseguir criar buracos negros dentro do mesmo. Mas não te preocupes, ao que tudo indica, surgiriam buracos negros tão pequenos que acabariam por se evaporar numa fracção de segundo.

4 – Estamos a orbitar um buraco negro neste momento

Cinco coisas que não sabes sobre buracos negros - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Alguma vez te perguntaste porque é que a maior parte das galáxias tem uma forma espiral? Acredita-se que isso acontece porque, geralmente, no centro de uma galáxia, encontram-se buracos negros de grande dimensão, inclusive na nossa Via Láctea. Com uma massa 4,5 milhões de vezes superior à do nosso sol, estamos neste momento a orbitar o Sagittarius A*.

5 – Dão origem aos objectos mais brilhantes do Universo

Cinco coisas que não sabes sobre buracos negros - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

Mas não tínhamos dito que não existe luz a conseguir sair dos buracos negros? Sim, dissemos. Mas agora estamos a dizer que dão origem aos objectos mais brilhantes do Universo? Sim, estamos. Isto porque os Quasars, que podem ser vinte e cinco mil vezes mais brilhantes que todas as estrelas da Via Láctea juntas, surgem através da energia libertada por buracos negros de dimensões massivas.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: