Skip to content
Anúncios

Madeirense de A a Z

Madeirense de A a Z - Cultura de Algibeira - Algibeira, Cultura, Bolso

A 1077 quilómetros de Portugal Continental, encontra-se a mundialmente famosa Ilha da Madeira. E, tal como em todas as regiões do país, existem expressões que apenas são utilizadas nesta região. Com o Cultura de Algibeira a ser oriundo deste arquipélago, hoje decidimos mostrar-te vinte e três regionalismos madeirenses e os seus significados, um por cada letra do alfabeto.

Adufa

Não sabes o que é uma adufa? Ainda bem, pois hoje o objectivo é mesmo ensinar-te coisas novas! Estás a ver o que é uma sarjeta para escoar a água das chuvas? Exacto, isso para nós é uma adufa!

Braguinha

Sabes o que é um ukulele? Sim, aquele instrumento que toda a gente pensa que é originário do Hawaii… Bem, se achas que é mesmo originário de lá, estás enganado! Com o nome de braguinha, este instrumento que é mundialmente famoso teve origem no arquipélago português.

Chorrica

Achas que as palavras estão a ficar muito estranhas? Ainda vamos na terceira letra! Esperamos que, pelo teu próprio bem, não estejas na tua casa de banho a sofrer de chorrica enquanto lês este artigo! Isso mesmo, chorrica é a nossa querida forma de designar diarreia.

Dentinho

Se já alguma vez foste à Madeira e pediste para beber uma cerveja, esta veio certamente acompanhada por um dentinho! Se ainda não foste à Madeira, não te assustes, não vais ter dentes de crianças a acompanhar o teu copo! Estamos sim a falar de um aperitivo a acompanhar a tua bebida, sejam tremoços, amendoins ou um dentinho mais requintado.

Emboseirar

Vamos aos verbos! Nós queremos acreditar que hoje tiveste um dia bem produtivo e que não ficaste apenas emboseirado no teu quarto, mas só tu nos podes confirmar isso. O que é que isso significa? Estar estendido a descansar.

Furado

Bem, vamos lá pensar em como vamos explicar os furados… Consegues imaginar aqueles queijos suíços cheios de buracos? Esses buracos começam num sítio e terminam noutro, como que um túnel, certo? Exacto, nós chamamos os túneis das nossas estradas de furados (são furos nas rochas, óbvio!), a história do queijo foi só para te confundir.

Gaguento

Vamos ser práticos! Que adjectivo utilizas para caracterizar uma pessoa que sofre de gaguez? Gago? Que falta de originalidade! Foi por esse mesmo motivo que a palavra gaguento foi inventada, para que possas ser diferente… Vá, nós admitimos, tivemos algumas dificuldades em nos lembrar de palavras começadas por G, mas gaguento existe mesmo!

Heréu

Esta é uma expressão que partilhamos com os nossos queridos amigos açorianos… Sim, açorianos é a forma correcta da palavra, mas isso fica para um outro artigo! Quem são os heréus? São os proprietários da água das levadas que percorrem toda a nossa ilha.

Impliquento

Estás a ver aquele teu amigo que se intromete em todos os teus assuntos e que tem sempre algo para implicar contigo? Sim, esse mesmo! Esse teu amigo é o que nós gostamos de chamar de uma pessoa impliquenta.

Joeira

Decidimos ir ao Priberam ver o que este dicionário tem a dizer sobre joeiras: “Brinquedo de papel ou de tecido, de forma oval, triangular ou quadrangular, que se lança ao vento, ficando preso por uma guita”. Eles só queriam dizer papagaio de papel, não tens de agradecer pela tradução! Mas aqui entre nós, nunca tentes descobrir o que significa altear a joeira…

Lambeca

O verão já acabou, mas nem isso tem de ser motivo para te impedir de comer lambecas! Não sabes mesmo o que é? Quantas coisas é que tu comes através de lambidelas? Sim, lambecas são gelados! E, enquanto teus guias turísticos nesta viagem, aconselhamos que experimentes as famosas lambecas do Porto Santo.

Mamulhão

Ter um mamulhão é mesmo daquelas coisas que nós não desejamos a ninguém. Porquê? Porque, geralmente, são sinais de que a pessoa que os tem foi vítima de violência ou que se magoou. Por isso, ao mesmo tempo que te ensinamos que mamulhões são as nódoas negras que surgem na tua pele após uma pancada, fazemos aqui o apelo pela não violência.

Noruega

O quê? Noruega? Isso não é um país? Bem, sim, não deixas de ter razão. Mas, para pessoas que necessitam de exprimir o estado do tempo de forma a que todos percebam, Noruega significa que está tempo de chuva e vento lá fora. Infelizmente, esta é uma das muitas expressões que já não são utilizadas pelas gerações mais novas.

Olreite

Nós tentamos evitar incluir expressões adaptadas do inglês nesta lista, mas falhamos a nossa missão na letra O. Como podes então perceber, Olreite foi a adaptação que os antigos madeirenses fizeram da expressão “All Right” que tanto ouviam os estrangeiros utilizar.

Patinhar

Já estamos na décima quinta palavra desta lista e, por acreditarmos que já estás quase convertido num madeirense, vamos deixar-te tentar adivinhar esta! Três, dois, um… já tens resposta? Se disseste que patinhar é o acto de pisar algo com os pés, acertaste!

Quimerento

Voltemos então aos adjectivos: se trabalhas, apostamos que achas o teu patrão um quimerento; se estudas, apostamos que tens um professor que é um autêntico quimerento e que não sabes o que mais fazer para subir as notas dos teus trabalhos! Sim, uma pessoa quimerenta é uma pessoa exigente e difícil de contentar.

Rabiçar

Passemos a uma palavra que, apesar de não ter nada a ver com chorrica, acaba por estar relacionada com a mesma. Porquê? Porque ambas se referem ao acto de expulsar algo do nosso corpo. Neste caso em particular, diz-se que alguém está a rabiçar quando essa pessoa está a vomitar.

Semilha

A mítica palavra que todas as pessoas usam quando querem mostrar que conhecem expressões madeirenses! No entanto, após este artigo, esperemos que sejas capaz de rapidamente identificar mais vinte e duas! Ainda assim, para quem não souber, uma semilha é uma batata.

Tarraço

Tarraço é uma expressão difícil de explicar porque, apesar de significar que uma pessoa está embriagada, serve para identificar um género especial de bêbedo da região: aquelas pessoas que estão sempre nas tascas a beber o seu copinho de vinho.

Uvisto

Não nos julguem, são muito raras as palavras começadas por U na língua portuguesa, ainda mais raras as palavras começadas por essa mesma letra em madeirense. Quanto a Uvisto, é a maneira utilizada, sobretudo nas zonas rurais da ilha, para dizer a palavra “ouvido”, particípio passado do verbo ouvir.

Vaginha

Não só na Madeira se utiliza esta expressão, mas é daquelas muito utilizadas na nossa ilha e que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Embora possa parecer, não estamos a falar de partes íntimas do corpo feminino, mas sim de feijão verde. Achas que esta palavra não faz sentido? O feijão vem da vagem, daí o nome escolhido para o mesmo.

Xulipa

Nós temos mesmo que agradecer ao Padre Fernando Augusto da Silva por, em 1950, ter escrito o livro Vocabulário Madeirense pois, caso contrário, nunca teríamos encontrado uma palavra para colocar na letra X. Mas passando ao que te interessa, xulipa é suor, mas daquele que cheira mesmo mal.

Zarabulhento

Chegamos ao fim! E, para terminar em grande, escolhemos uma palavra gigante! Mas passando à definição da palavra, que é o que te interessa, uma pessoa zarabulhenta é uma pessoa desordeira, que gosta de originar confusões com os outros. E, como nós não gostamos de confusões, prometemos não ser zarabulhentos e, em breve, visitar expressões de outras regiões do país.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

6 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: