Skip to content
Anúncios

Cinco terras portuguesas com nomes caricatos

Terras - II

Mais um dia, mais um artigo! Desta vez, estamos aqui para te apresentar algumas das terras com os nomes mais caricatos deste pequeno grande país que é Portugal! Já visitaste alguma? Moras em alguma delas? Se sim, tens de nos dizer porque queremos-te conhecer! Mas não percamos mais tempo com introduções e passemos ao nosso roteiro pelos caminhos de Portugal.

1 – Campa do Preto

Calma, não se trata de racismo! O nome desta terra tem origem na Lenda da Campa do Preto, que diz que havia um fidalgo da freguesia de Guilhabreu que pretendia violar uma rapariga que por lá passava. A rapariga fugiu para o meio de searas e, com o fidalgo a saber disso, ordenou que os seus escravos incendiassem as searas. No entanto, um dos escravos decidiu terminar com esta injustiça e permitiu que a jovem fugisse, o que levou o fidalgo a um ataque de fúria: mandou prender o pobre escravo a um cavalo pelo pescoço! O cavalo iniciou corrida e só parou no sítio que é hoje conhecido por Campa do Preto, onde se acredita que estão depositados os restos mortais deste herói.

2 – Pedaço Mau

Porque é que alguém se haveria de meter num Pedaço Mau? Nós não sabemos, mas em Vila Nova de Famalicão haverá quem por lá passe diariamente! Infelizmente, não conhecemos a origem do nome desta terra, pelo que deixamos para ti a responsabilidade de passar por Pedaço Mau e contar-nos a tua experiência… No entanto, esperamos que seja um pedaço bom para ti!

3 – Colo do Pito

Vamos agora até Viseu, onde podemos encontrar o Colo do Pito! Com pito a ser um nome vulgarmente associado ao orgão sexual feminino, esta região do país leva-nos a pensar no colo do útero, algo que, no entanto, não tem nada a ver com a origem deste nome. Tendo origem no latim, o nome desta terra foi dado pelos romanos aquando da invasão da Península Ibérica, dando-lhe o nome de Colum Pictum (Colina Pintada) devido à beleza do lugar. Com o passar do tempo, o nome evoluiu então de Colum Pictum para o caricato nome pelo qual é hoje conhecida.

4 – Quinta da Comichão

Seguimos até à Guarda, onde encontramos uma pequena terrinha chamada de Quinta da Comichão! Não conhecendo a origem deste nome, nós esperamos apenas que esta terra não tenha sido alvo de uma praga de mosquitos há muitos anos atrás, o que explicaria a parte da comichão. Mas mantemos o mistério e terás de lá ir para poderes descobrir a origem deste local.

5 – Venda das Raparigas

Terminamos a nossa viagem de hoje na Venda das Raparigas em Alcobaça! E não se deixem enganar pelo nome, não tem origem em nenhum caso de prostituição, muito menos de tráfico de mulheres! Muito resumidamente, esta localidade era um ponto de passagem inevitável para quem quisesse fazer a viagem entre Lisboa e Porto, através de uma estrada mandada construir por D. Maria Pia, existindo neste preciso local uma loja que pertencia a duas mulheres. Sim, uma loja normal, onde se podia comprar coisas normais, nada mais do que isso! Como as donas da loja eram mulheres, ficou assim dado o nome de Venda das Raparigas a esta região que, ainda hoje, é zona de paragem para muitos automobilistas que viajam entre o norte e o sul do país.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

3 Comments »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: