Saltar para o conteúdo
Anúncios

7 disciplinas universitárias incomuns

7 disciplinas universitárias incomuns - Cultura de Algibeira

Hoje foi o dia que marcou o início das aulas para a maioria das pessoas que se encontram a estudar na faculdade em Portugal. Para alguns, foi mesmo o seu primeiro dia de aulas e, se tu que estás a ler és um deles, sê bem-vindo a este novo mundo! No entanto, apostamos que estás num curso em que não vais ter nenhuma das próximas dez disciplinas que te vamos apresentar, com muita pena nossa!

1 – Harry Potter e a Era da Ilusão

Sete disciplinas universitárias incomuns - Cultura de Algibeira

Infelizmente, esta disciplina da University of Durham deixou de ser leccionada este ano mas nem isso a faz ficar de fora da nossa lista. Com os objectivos da cadeira a estarem relacionados com o perceber o impacto do fenómeno Harry Potter a nível social, cultural e educacional ao redor do globo, não penses que irias entrar neste curso para aprender a fazer magia!

2 – Maple Syrup

Sete disciplinas universitárias incomuns - Cultura de Algibeira

Mais um curso arquivado, desta feita na universidade americana que dá pelo nome de Alfred University. Na Primavera de 2009, esta faculdade achou por bem ter toda uma disciplina dedicada à história da produção deste produto, os benefícios da sua produção e, como é mais do que óbvio, aprender a produzir o xarope! Isto tudo com direito a visitas de estudo a produtores e restaurantes conhecidos por esta especialidade… Parecem ter sido umas aulas bem doces!

3 – Zombies na Cultura Pop

Sete disciplinas universitárias incomuns - Cultura de Algibeira

Corria o ano de 2010 quando a University of Baltimore anunciou que iria ter uma disciplina totalmente dedicada a estudar zombies! Apesar do lado engraçado, os alunos deste curso tiveram a possibilidade de estudar várias obras literárias e cinemáticas que abordam este tema, bem como desenvolver teorias sobre a possibilidade de existência de zombies no nosso mundo e como é que isso impactaria o mundo como nós o conhecemos. Por outras palavras, parece bem interessante!

4 – Ciência dos Super Heróis

superheroes_marvel

Foi em 2009 que foi anunciado pela University of Californa, Irvine, que iriam existir aulas relacionadas com a ciência dos super heróis que nós todos tão bem conhecemos. O que é mais interessante? É que, como parte desta cadeira, os alunos puderam estudar temas bem actuais como o aquecimento global e a relação que existe entre os dois temas.

5 – Desmistificação dos Hipsters

hipster2bbeer2bday

Nós não sabemos mesmo como é que alguém se lembra de criar estas disciplinas! No semestre de Outono de 2014, a Tufts University anunciou que iria ter uma aula semanal de duas horas e meia dedicada a estudar ao certo o que foi e o que é a cultura hipster. Com questões como “Serão os hipsters parte de uma contra-cultura?” a servirem de base para a matéria a ser leccionada neste curso, até temos medo de saber o que foi ensinado ao longo destas aulas.

6 – O Efeito de Lúcifer

Sete disciplinas universitárias incomuns - Cultura de Algibeira

Damos agora entrada numa das mais conhecidas e prestigiadas universidades do planeta: Massachusetts Institute of Technology, comumente conhecido como MIT. Nesta faculdade, na primavera de 2007, existiu então todo um seminário dedicado ao chamado efeito de Lúcifer, isto é, sobre como é que boas pessoas acabam por se tornar em más pessoas (entenda-se más pessoas como criminosos ou terroristas). Um curso que nos parece muito interessante mas que não deixa de ser curioso e pouco comum.

7 – Aprender com o YouTube

youtube-mobile-app-is-one-step-ahead-of-its-desktop-version

Apesar do YouTube ser, hoje em dia, uma das maiores ferramentas de media e utilizado por milhões de pessoas para aprender novas coisas, esse não era o caso em 2007 quando, o Pitzer College, organizou uma disciplina dedicada a aprender a fazer coisas através do YouTube. Como eram as aulas do curso? Ver vídeos do YouTube e depois discuti-los em aula! Na altura muito questionado, hoje em dia quase que podem ser vistos como visionários.


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

1 Comentário »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: