Saltar para o conteúdo
Anúncios

Sete curiosidades sobre a tua saúde

Sete curiosidades sobre a tua saúde - Cultura de Algibeira

Tal como em várias outras áreas da ciência, são muitos os estudos que são feitos na área da medicina. No entanto, nem sempre, esses resultados chegam até ti ou porque tu não tens por hábito ler revistas científicas ou porque não acabam por ser difundidos por quem os lê e publica. Hoje vamos então mostrar-te sete conclusões de estudos relacionados com a tua saúde!

1 – Perda de Peso

Num estudo que conta com dez autores, entre eles o português Luís A. Nunes Amaral, estudou-se a relação entre a utilização de um programa online para controlo da perda de peso e a sua eficácia. Como conclusão, a equipa por detrás deste artigo descobriu que as pessoas que mais interagem com os aspectos sociais do programa, como comentar o seu progresso nos fóruns, acabam por revelar uma maior perda de peso.

2 – Stress Psicológico

Sete curiosidades sobre a tua saúde - Cultura de Algibeira

Foto: Medium

O stress é algo que, certamente, já alguma vez te afectou! Quer tenha sido por causa de um exame, ou por causa de uma situação mais complicada na nossa vida, já todos estivemos lá. Mas, de acordo com um estudo de 2016, as pessoas que vivem em lugares em que existe uma grande visibilidade sobre o oceano apresentam menores níveis de stress psicológico quando comparados com pessoas sem esse privilégio. Para juntar a esse menor nível, também foi possível concluir que isto sucede independentemente do nível de salário da pessoa e da vizinhança em que reside. Já estás a tratar de tudo para ires morar para o litoral?

3 – Gula

Num estudo de Elder e Mohr, foi testado qual o efeito que ouvir outras pessoas a mastigar alimentos tem no apetite das pessoas. E a verdade é que, naquilo a que os autores chamaram de The Crunch Effect, as pessoas que se focaram no som das outras pessoas a mastigar acabaram por comer menos do que quando tiveram de o fazer na ausência desse som. Já sabes o que tens de fazer se achas que comes muito!

4 – Ataque Cardíaco

Num artigo do Journal of Criminal Justice, datado de 2016, foram estudadas as consequências para a saúde de se ter um familiar directo a tornar-se recluso. No caso deste artigo em específico, o foco esteve na fase da infância, isto é, estudou pessoas que, enquanto crianças, tiveram pelo menos um dos seus familiares a ser presos. A que conclusão chegaram? Que as pessoas que passaram por essa experiência têm uma maior probabilidade de sofrerem um ataque cardíaco durante a sua vida!

5 – Actividade Física

Num estudo com um resultado não tão surpreendente como o anterior, um grupo de cientistas chegou à conclusão que as pessoas que vivem em cidades com mais parques e melhores condições para pedestres têm tendência a praticar mais exercício físico do que as pessoas que vivem em cidades que não dispõem de tais condições. Está na hora de ires lá para fora correr!

6 – Desafiar a morte

Boas notícias para todos os fãs de café que por aí andam! Num estudo que seguiu duzentas mil pessoas durante trinta anos, chegou-se à conclusão que as pessoas que beberam entre uma a cinco chávenas de café por dia tinham um risco de mortalidade ligeiramente menor do que os restantes. Por outras palavras, se quiseres viver mais uns anos, está na hora de ires preparar o teu café!

7 – Importância das amizades

Por fim, no último estudo de hoje, deixamos-te a recomendação de manter os teus amigos bem próximos de ti. Porquê? Porque, de acordo com este estudo feito em pessoas a partir dos 50 anos, as pessoas que reportaram apenas se encontrar com os seus amigos muito esporadicamente demonstraram maiores sinais de depressão do que aqueles que revelaram que mantêm um contacto mais assíduo com outras pessoas. Nós só estamos a querer zelar pela tua saúde!


Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Twitter! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: