Os sete Grandes Lagos Africanos

Template - Fotos de Artigos

Já por diversas vezes aqui mencionamos os Grandes Lagos Africanos, mas a verdade é que nunca aprofundamos o tema, nem te dissemos que lagos são esses… até hoje! Os Grandes Lagos Africanos surgiram há cerca de 35 milhões de anos, tendo origem tectónica no Vale do Rift Ocidental. Sendo alguns dos lagos mais profundos do mundo, estes estão espalhados por um total de nove países diferentes.

SHEIN Many GEO's

1 – Lago Niassa

Começamos este nosso artigo de hoje a falar sobre o Lago Niassa, um lago que se encontra situado entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique. Este lago tem 560 quilómetros de comprimento, uma largura de 80 quilómetros e uma profundidade máxima de 700 metros. Este tem uma área estimada de 31 mil quilómetros quadrados.

2 – Lago Tanganica

Seguimos agora para o Lago Tanganica, o segundo maior lago de todo o continente africano. Situado entre a Tanzânia, a República Democrática do Congo, o Burundi e a Zâmbia, este lago tem um comprimento de 673 quilómetros, uma largura de 50 quilómetros e uma profundidade máxima de 1470 metros. A área estimada deste lago é de 32,9 mil quilómetros quadrados.

3 – Lago Kivu

Vamos agora falar sobre o Lago Kivu neste nosso artigo sobre os Grandes Lagos Africanos. Situado entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, este lago tem uma área estimada de 2,7 mil quilómetros quadrados, tendo um comprimento de 89 quilómetros, uma largura de 48 quilómetros e uma profundidade máxima de 480 metros.

4 – Lago Eduardo

Segue-se o Lago Eduardo neste nosso artigo de hoje, um lago que é dividido pela República Democrática do Congo e o Uganda. Tendo um comprimento de 77 quilómetros, uma largura de 40 quilómetros e uma profundidade máxima de 112 metros, este lago tem uma área de 2,3 mil quilómetros quadrados.

5 – Lago Alberto

Hora de falarmos sobre o Lago Alberto, um outro lago que se encontra entre a República Democrática do Congo e o Uganda. Tendo 5,6 mil quilómetros quadrados de área, este tem também um comprimento de 160 quilómetros,uma largura de 30 quilómetros e uma profundidade máxima de 58 metros.

6 – Lago Vitória

É a altura de falarmos sobre o Lago Vitória, o maior dos Grandes Lagos Africanos. Situado entre a Tanzânia, o Uganda e o Quénia, este lago tem uma área de 68,9 mil quilómetros quadrados, apresentando um comprimento de 337 quilómetros, uma largura de 250 quilómetros e uma profundidade máxima de 82 metros.

7 – Lago Turkana

Por fim, já só nos resta falar sobre o Lago Turkana, um lago que se encontra entre os territórios da Etiópia e do Quénia, sendo conhecido como o Berço da Humanidade pela grande quantidade de fósseis hominídeos que já foram encontrados neste local. Com uma profundidade máxima de 109 metros, este tem um comprimento de 290 quilómetros e uma largura de 30 quilómetros, resultando numa área de 6,4 mil quilómetros quadrados.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s