Os seis reinados mais curtos de Portugal

fado

Já se passaram mais de dois anos desde que aqui falamos sobre os reinados mais longos da história da coroa portuguesa e, por essa razão, parece-nos adequado voltar ao tema para desta vez focarmos as atenções nos reinados mais curtos da nossa história. Fazes ideia de quem vai estar nesta lista de hoje?

6 – D. Pedro V

O nosso artigo de hoje começa em plena Dinastia de Bragança que, curiosamente, é a dinastia que mais vamos aqui ver hoje. O Rei D. Pedro V subiu ao trono a 15 de Novembro de 1853 e viria a reinar durante 7 anos e 361 dias, altura em que faleceu vítima de febre tifóide aos 24 anos de idade.

5 – D. Miguel I

Ainda dentro da Dinastia de Bragança vamos agora falar sobre D. Miguel I, monarca que assumiu o trono do nosso país a 11 de Julho de 1828. O seu reinado viria a durar apenas 5 anos e 319 dias, não por este falecer mas por ser derrotado nas Guerras Liberais e ter apresentado a sua rendição em Evoramonte, sendo assim despojado do seu estatuto de realeza.

4 – D. Duarte I

Recuemos agora no tempo até à dinastia de Avis para falar sobre D. Duarte I, outro rei português cujo reinado teve uma curta duração. Ao todo, passaram-se 5 anos e 26 dias entre o dia da sua ascensão ao trono a 14 de Agosto de 1433 e a sua morte em 1438 por doença.

3 – D. Manuel II

Neste nosso pódio de reinados mais curtos da história de Portugal temos então D. Manuel II a abrir as hostilidades, ele que foi um rei pertencente à Dinastia de Bragança. Reinando durante 2 anos e 246 dias, este subiu ao trono a 1 de Fevereiro de 1908 e perdeu-o a 5 de Outubro de 1910, aquando da Proclamação da República.

2 – D. Henrique I

Regressamos novamente até à Dinastia de Avis, desta feita para falar sobre D. Henrique I, rei de Portugal durante 1 ano e 180 dias. Tendo subido ao trono a 4 de Agosto de 1578, este viria a falecer em 1580 por se encontrar doente e, sem qualquer descendência, viria a dar origem ao domínio espanhol sobre Portugal.

1 – D. Pedro IV

Por fim, o rei com o reinado mais curto da história de Portugal foi mesmo D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil. Subindo ao trono a 10 de Março de 1826, este abdicou da coroa portuguesa ao fim de 53 dias, por sentir que nem Portugal, nem o Brasil iriam reagir bem a uma união das duas nações.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Curiosidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s