Os catorze Dalai Lama

Os catorze Dalai Lama Cultura de Algibeira

Hoje estamos de volta ao Cultura de Algibeira para mais um artigo de vertente espiritual, desta feita para falar sobre Dalai Lama, o nome atribuído ao chefe de estado e líder espiritual do Tibete. Sendo um título que segue uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo Tibetano, existiram até aos dias de hoje 14 pessoas a ocupar este cargo e é sobre eles que aqui vamos falar hoje.

1 – Gedun Drup

O primeiro nome que aqui vamos falar hoje é Gedun Drup, considerado a primeira pessoa da linhagem dos Dalai Lama do Tibete. Apesar das suas datas de reinado serem desconhecidas, este viveu entre 1391 e 1474, sendo que todos os seguintes Dalai Lama se consideram um reencarnação de Gedun Drup.

2 – Gedun Gyatso

O segundo Dalai Lama de toda a história do Tibete viria a nascer no ano de 1475 e viver até 1542, tendo o nome de Gedun Gyatso. Reza a lenda que quando começou a falar, Gedun Gyatso identificou-se como Pema Dorje, que havia sido o nome de nascimento de Gedun Drup, o primeiro Dalai Lama. Em 1483, Gedun Gyatso foi então reconhecido como uma reencarnação de Gedun Drup e assumiu a função de Dalai Lama entre 1487 e 1542, ano da sua morte.

3 – Sonam Gyatso

Seguimos agora para Sonam Gyatso, o terceiro Dalai Lama do Tibete e a segunda reencarnação de Gedun Drup. Nascido em 1543, Sonam Gyatso foi reconhecido enquanto reencarnação em 1546 e viria a assumir a posição de líder espiritual do Tibete em 1578, posição que manteve até 1588, ano em que faleceu.

4 – Yonten Gyatso

Na linhagem de Dalai Lamas do Tibete seguiu-se Yonten Gyatso, considerado como a terceira reencarnação do primeiro Dalai Lama da história. Nascido em 1589, foi em 1601 que este viu a sua linhagem reconhecida e dois anos depois, em 1603, iniciou o seu reinado que terminou em 1617 com a sua morte.

5 – Ngawang Lobsang Gyatso

Continuamos esta nossa viagem espiritual pelo tempo no Tibete para agora falar sobre Ngawang Lobsang Gyatso, o quinto Dalai Lama do país. Nascido em 1617, este viu-se reconhecido enquanto reencarnação de Gedun Drup em 1618, tendo assumido a posição de Dalai Lama em 1622, com apenas cinco anos de idade. Este é considerado como o Dalai Lama responsável pela unificação do Tibete e manteve a sua posição durante sessenta anos, até ter falecido em 1682.

6 – Tsangyang Gyatso

Seguimos agora para no sexto Dalai Lama na história do Tibete, Tsangyang Gyatso, nascido em 1683 e reconhecido como membro da linhagem de líderes espirituais em 1688. Este viria a assumir o cargo em 1697 e a mantê-lo até 1706, altura da sua morte.

7 – Kelzang Gyatso

A nossa viagem espiritual de hoje leva-nos até Kelzang Gyatso, um Dalai Lama que foi reconhecido graças a um poema escrito pelo seu antecessor que continha a passagem “Depois de ir para Lithang eu não tardarei em retornar”. Obviamente natural de Lithang, Kelzang Gyatso nasceu em 1707 e foi reconhecido em 1712, tendo assumido a posição de Dalai Lama em 1720. Este viria a manter essa posição de líder até o ano da sua morte em 1757.

8 – Jamphel Gyatso

Falemos agora de Jamphel Gyatso, o oitavo Dalai Lama do Tibete e a sétima reencarnação de Gendun Drup. Nascido em 1758, Jamphel Gyatso foi reconhecido enquanto uma nova reencarnação do primeiro Dalai Lama em 1760 e assumiu a posição de líder espiritual em 1762. Este viria a falecer em 1804, ano em que também terminou o seu reinado.

9 – Lungtok Gyatso

Chegou a altura de falarmos de Lungtok Gyatso, o nono Dalai Lama da história e o único a falecer ainda durante a sua infância. Tendo nascido em 1805, este foi reconhecido enquanto reencarnação em 1807, assumiu a sua posição de líder espiritual em 1808 e acabou por falecer em 1815 após uma constipação, ainda sem ter completado os dez anos de idade.

10 – Tsultrim Gyatso

É agora altura de falarmos de Tsultrim Gyatso, o décimo Dalai Lama da história do Tibete e um outro Dalai Lama que viria a falecer ainda jovem. Nascido em 1816, este foi reconhecido enquanto reencarnação de Dalai Lama em 1822 e nesse mesmo ano assumiu a posição que lhe era destinada. Viria a morrer em 1837, com apenas vinte e um anos, tendo a sua saúde sido sempre descrita como frágil.

11 – Khendrup Gyatso

Seguiu-se Khendrup Gyatso na linhagem de Dalai Lamas do Tibete, sendo então a décima primeira pessoa a ocupar essa posição de líder espiritual da região. Nascido em 1838, a sua linhagem viria a ser reconhecida em 1841 e um ano mais tarde, em 1842, viria a ascender à posição de Dalai Lama. Governou até 1856, altura em que faleceu com dezassete anos de idade.

12 – Trinley Gyatso

Trinley Gyatso foi a pessoa que se seguiu nesta já extensa lista de Dalai Lama na história do Tibete, sendo também o último Dalai Lama a ter falecido ainda antes de chegar aos vinte anos de idade. Nascido em 1857, teve a sua linhagem reconhecida logo em 1858 e ascendeu a líder espiritual em 1860. O seu reinado terminaria então em 1875, quano Trinley Gyatso tinha dezoito anos de idade.

13 – Thubten Gyatso

O penúltimo Dalai Lama da história do Tibete até aos dias de hoje dá pelo nome de Thubten Gyatso , tendo nascido em 1876. Com linhagem reconhecida em 1878 e subida ao cargo em 1879, este viria a ter um reinado ainda longo e que só terminou em 1933 com a sua morte.

14 – Tenzin Gyatso

Por fim, já só nos resta falar sobre Tenzin Gyatso, o actual Dalai Lama do Tibete, nascido no ano de 1935. Tendo sido reconhecido como membro da linhagem de Gendun Drup em 1939, este assumiu a sua posição de líder espiritual logo em 1940, encontrando-se actualmente exilado do Tibete, local onde todas as suas fotografias são inclusivamente banidas por ordens do Partido Comunista Chinês, que não reconhece o Tibete enquanto região independente. Tenzin Gyatso foi ainda galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1989 pelos seus esforços pela libertação do tibete.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Cultura Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s