Os sete objectos mais brilhantes do céu terrestre

sete objectos mais brilhantes céu terrestre Cultura de Algibeira

Estamos de regresso a artigos sobre o nosso Universo, desta feita para falar sobre o céu terrestre e o que conseguimos observar desde este nosso planeta todos os dias e noites. Entre estrelas, planetas e satélites naturais, todos os objectos têm o seu próprio brilho que é medida em magnitude, sendo que quanto mais negativo o valor de magnitude, maior o seu brilho.

7 – Sirius

Começamos este nosso artigo a falar sobre a estrela mais brilhante da noite terrestre, Sirius. Com uma magnitude de -1,46, esta é quase duas vezes mais brilhante que a segunda estrela mais brilhante do céu nocturno, mas fica ainda atrás de outros seis objectos espaciais.

6 – Mercúrio

Seguimos agora para Mercúrio, o primeiro planeta de que aqui vamos falar hoje. Sendo o planeta mais próximo do Sol no nosso sistema solar, Mercúrio tem uma magnitude de -2,48, quase o dobro que a estrela anterior.

5 – Marte

Seguimos esta nossa viagem espacial em direcção a Marte, o planeta que se segue nesta nossa lista sobre os objectos mais brilhantes do céu terrestre. Este planeta que é nosso vizinho tem uma magnitude de -2,94.

4 – Júpiter

Segue-se agora mais um planeta que apresenta uma magnitude de -2,94, Júpiter. Este que é o maior planeta do nosso sistema solar fica então às portas do nosso pódio sobre os objectos mais brilhantes do céu terrestre.

3 – Vénus

Seguimos agora para Vénus e, por falar neste planeta, já leste este nosso artigo sobre o segundo planeta do nosso sistema solar? Este objecto espacial tem uma magnitude estimada em -4,8 e é o planeta mais brilhante visto do céu terrestre.

2 – Lua

Seguimos agora para os dois objectos mais brilhantes do nosso céu, começando pela Lua. Este que é o satélite natural mais brilhante do céu terrestre tem uma magnitude de -12,74 e fica só apenas atrás da estrela mais brilhante do sistema solar.

1 – Sol

Sem espaço para qualquer dúvida, o Sol é mesmo o objecto mais brilhante do céu terrestre, sendo ele mesmo responsável por iluminar o nosso planeta durante o dia. Esta que é a estrela mais brilhante do céu terrestre tem uma magnitude de -26,74.

Gostaste do que leste? Então passa pelas nossas páginas de Facebook e Instagram! Seguir-nos nestas duas redes sociais é a forma mais simples de garantires que o Cultura de Algibeira está sempre no teu bolso e que não perdes pitada dos próximos artigos!

Categorias:Ciência

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s